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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8737062


8737062

Aprimoramento do protocolo de quedas em hospital secundário: um relato de experiência

Autores:
Cinthya das Neves Burgos|cinthyaburgos@hotmail.com|enfermeira|graduada|residente|hospital Universitário de Londrina ; Mariana Sbeghen Menegatti|marianasmenegatti@gmail.com|enfermeira|graduada|residente|hospital Universitário de Londrina ; Marcio Souza dos Santos|marciosouzaopto@hotmail.com|enfermeiro|graduado|residente|hospital Universitário de Londrina ; Ana Carolina Souza|ana_carolina_souza@yahoo.com.br|enfermeira|especialista Em Obstetrícia|professora|hospital Universitário de Londrina

Resumo:
**Introdução:** No Brasil a Pós-graduação stricto sensu em Enfermagem vem crescendo nos últimos anos e tem auxiliado para melhor qualificar os enfermeiros. Atualmente mestres e doutores são capacitados para desenvolver pesquisas e preparados para as exigências da educação em nível superior, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisa científica1. O estágio de docência orientada (DO) é uma parte fundamental e necessário na formação do aluno de pós-graduação, objetivando a preparação para uma futura docência2. **Objetivo: **Relatar as reflexões originadas durante o estágio de DO, bem como sua relevância na formação do ser professor. **Método:** Relato de experiência desenvolvido entre 2017 e 2018, juntamente ao Curso de Graduação em Enfermagem, na disciplina Políticas Públicas em Saúde. Desenvolvida através de metodologias ativas, utilizando o portfólio reflexivo, visitas em cenários de gestão e controle social em saúde, rodas de conversa e debates e dinâmicas de grupos. **Resultados:** É primordial o envolvimento para alcançar uma educação de qualidade, os quais agreguem o método formativo, que contribuam para o desenvolvimento humano, sendo necessário que o docente acompanhe as mudanças pedagógicas, no intuito de formar enfermeiros prontos para assumir os desafios da profissão3. No exercício da DO é preciso ampliar as possibilidades teórico-reflexivas, por meio de abordagens problematizadoras na formação dos profissionais, instigando práticas transformadoras e inovadoras4. **Conclusão:** A DO contribuiu de forma positiva para a formação de um futuro professor, além de construir uma amplitude de discussões que estão diretamente relacionadas com a prática pedagógica dos professores. A construção do ser professor, oportunizada pela experiência, envolve uma construção ativa e investigativa, na qual o professor e o estudante protagonizem dimensões educacionais inovadoras. **Contribuições/implicações para a Enfermagem: **A DO proporciona para os mestrandos: segurança para discutir determinados assuntos, importância do planejamento, postura diante da turma e enfrentamentos de situações cotidianas.


Referências:
1. Pimentel V, Mota DDCF, Kimura M. Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2007;41(1):161-4. 2.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BR). Portaria n.º 76, de 14 de abril de 2010. Regulamento do Programa de Demanda Social – DS. CAPES; 14 abr 2010; Seção 1. 3. Adamy YEK, Teixeira E. A qualidade da educação em tempos de novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev. Bras. Enferm. 2018; 471(1): 1485-6. 4. Colomé JS, Oliveira, DLLC. Educação em Saúde: Por quem e Para Quem? A visão de Estudantes de Graduação em Enfermagem. Texto e Contexto Enferm. Florianópolis. 2012; 21(1): 177-84.