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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8723855


8723855

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS NO RECÉM-NASCIDO PREMATURO COM FOCO NA SEGURANÇA DO PACIENTE.

Autores:
Rosimar Cabral Coelho|rcc.net@hotmail.com|enfermeira|especialização Em Enfermagem Neonatal E Pediátrica|enfermeira|hospital Municipal Pedro Ii ; Andrea Lúcia Reis Gracio|rcc.net@hotmail.com|enfermeira|especialização Em Enfermagem Neonatal E Pediátrica|enfermeira|hospital Municipal Pedro Ii ; André Luiz Reis Gracio|rcc.net@hotmail.com|enfermeiro|especialização Em Enfermagem Neonatal E Pediátrica|enfermeiro|hospital Municipal Rocha Faria

Resumo:
**Educação em saúde para gestantes no Centro de Saúde Conjunto Santa Maria: um relato de experiência** Paula Fernandes1, Isabelle de Souza1, Myllene Leite1, Isabela Takeshita2 1Acadêmicas do Curso de Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG-Brasil. E-mail: paulafernandesdsouza@gmail.com, isabelle.souza1996@hotmail.com, mylleneleite13@outlook.com 2Docente na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG- Brasil. E-mail: isa_jx@yahoo.com.br **RESUMO** **INTRODUÇÃO: **A educação em saúde é um mecanismo utilizado por profissionais da área da saúde para acolher demandas individuais e coletivas de uma determinada população. Alguns sentimentos, tais como, medos, angustias e ansiedades são comuns no período da gestação, o que torna essencial para a mulher a oportunidade de participar de rodas de conversas a fim de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. **OBJETIVO: **Empoderar por meio dos grupos de educação em saúde a puérpera a fim de criar autonomia, relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem ao promover rodas de conversa com gestantes em um Centro de Saúde de Belo Horizonte. **MÉTODOS: **Estudo descritivo, do tipo relato de experiência de um projeto de Educação em saúde. Foram realizadas rodas de conversa conduzidas pela docente e as discentes, abordando temas causadores de dúvidas, bem como os assuntos que surgiam devido a demanda das gestantes.  **RESULTADOS: **Observou-se grande questionamento das puérperas a respeito dos cuidados com alimentação, como insegurança a respeito da nutrição do recém-nascido restrita ao leite materno. Ademais, abordaram-se temáticas sobre o recém-nascido, além da utilização e a diversidade de métodos contraceptivos, em sua maioria desconhecidos pelas gestantes, que podem ser utilizados e são disponibilizados pelo SUS. A partir da explicativa percebeu-se maior confiança e conhecimento das gestantes a respeito dos assuntos tratados. **CONCLUSÃO: **A utilização de rodas de conversa permite uma horizontalidade entre o profissional de saúde e o frequentador, fazendo com que quebre as barreiras de hierarquização e comunicação, por ser uma experiencia que permite a todos os participantes a possibilidade de partilhar o seu conhecimento. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **A educação em saúde proporciona ao acadêmico uma experiencia que irá auxilia-lo no seu desenvolvimento profissional enquanto promotor e educador em saúde, o que permite alcançar os mais diversos públicos, independente do contexto sócio-político-cultural. **DESCRITORES: **Educação em Saúde; Formação Acadêmica; Pré-Natal.


Referências:
1ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Disponível em:. Acesso em 22 set 2018. 2PENNA, Cláudia Maria; SANTOS, Regiane V. A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido. 18. 4. Florianópolis, Redalyc, 2009. 3ROSA, Rebeca Dos Santos Duarte; MARCIANO, Elaine Cristina Velozo; ROCHA, Fernanda Érica Santos. A EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NA ÓTICA DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM. Revista Mineira de Enfermagem, Belo horizonte, v. 112, n. 2, p. 181-187, abr./jun. 2007.r