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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8721809


8721809

Relação entre pais e filhos como principal agravante do consumo precoce de álcool no sistema familiar

Autores:
Michel dos Santos Domingos|mdomingos@outlook.com|estudante de Graduação|enfemeiro|estudante de Graduação|universidade do Estado do Amazonas ; Maria de Nazaré de Souza Ribeiro|mnribeiro2@gmail.com|enfermeira|doutora|professora da Universidade do Estado do Amazonas|universidade do Estado do Amazonas ; Sheila Silva Lima|xsheila0909@gmail.com|estudante de Graduação|enfemeira|estudante de Graduação|universidade do Estado do Amazonas ; Selma Barboza Perdomo|selmaperdomo@hotmail.com|enfermeira|mestre|professora da Universidade do Estado do Amazonas|universidade do Estado do Amazonas ; Joaquim Hudson de Souza Ribeiro|jhudsonmanaus@hotmail.com|psicólogo|doutor|professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco|faculdade Salesiana Dom Bosco

Resumo:
Os métodos atuais de ensino no curso de graduação estão ganhando destaque e durante as aulas práticas da disciplina “Fundamentos de Enfermagem” realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Coxim, são colocadas em ação simulações realísticas onde o cuidado aos pacientes são experiências únicas. O objetivo desta pesquisa é apresentar as contribuições que as aulas realísticas trazem para o relacionamento com o paciente. Trata-se de um estudo observacional descritivo, que objetivou descrever a contribuição de simulações realísticas nas aulas práticas de Fundamentos de Enfermagem para 12 (doze) alunos do 6º (sexto) semestre do curso de Enfermagem, no ano de 2018.  Para desenvolver esse estudo, a estratégia consistiu na seguinte questão para a coleta de dados: “Como a simulação realística das práticas de fundamentos de enfermagem contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades?”. O método se mostrou incentivador, estimulando o maior aprendizado em relação ao diálogo e estabelecimento de vínculo com os pacientes. Foi possibilitado grande parte das aulas para que os alunos treinassem seu diálogo com o cliente, relacionamento terapêutico e aperfeiçoamento do trabalho humanizado, pois a maneira que a simulação de diálogo é realizada exige uma capacidade de estimulação dos conhecimentos, associando o aprendizado entre a simulação e a prática. Conclui-se que os maiores ganhos na simulação realística dentre as competências, destacaram-se a habilidade de comunicação, maior segurança para estabelecimento da relação enfermeiro/paciente, planejamento com calma de suas ações e aquisição de mais confiança.


Referências:
1. Stefanelli, MC. Comunicação com paciente – teoria e ensino. 2ª ed. São Paulo (SP): Robe Editorial. 1993.