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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8719732


8719732

Aplicativo móvel no apoio aos primeiros socorros do Infarto Agudo do Miocárdio

Autores:
Claudinalle Farias Queiroz de Souza|claudinalle.souza@upe.br|enfermeiro|doutorado|professor Adjunto|universidade de Pernambuco ; Thaís Patrícia de Melo Bandeira|thaispatricia10@gmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|estudante|universidade de Pernambuco ; Rayanne Paullyne da Silva Batista|rayannepaullyne@gmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|estudante|universidade de Pernambuco ; Letícia Moura Mulatinho|leticia@mulatinho.net|enfermeiro|doutorado|professor Adjunto|universidade de Pernambuco ; Waldemar Brandão Neto|brandaonetow@gmail.com|enfermeiro|mestrado|professor Assistente|universidade de Pernambuco ; Jael Maria de Aquino|jael.aquino@upe.br|enfermeiro|doutorado|professor Adjunto|universidade de Pernambuco

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **As ligas acadêmicas e/ou interdisciplinares reúnem docentes, discentes e profissionais com o intuito de promover maior aprendizado e autonomia aos seus participantes1. A enfermagem vem se engajando nessa metodologia de ensino-aprendizado visto fazer parte do princípio fundamental disposto no código de ética da categoria2. **OBJETIVO: **Reforçar o empoderamento da enfermagem através das ligas dirigidas pela enfermagem. **METODOLOGIA:** Trata-se de um relato de experiência da Liga Intertransdisciplinar de Saúde Mental na Atenção Primária - LISMAP, no período de Outubro 2017 à Setembro 2018. **RESULTADOS:** A Liga vem proporcionando várias oportunidades da prática de atividades que fazem link com as teorias dadas em aulas, seminários, atendimentos a comunidade, participações de grupos de estudo e produção de trabalho científico, gerando ciclo crescente em conhecimento, habilidades e autonomia. Também existe a oportunidade de desenvolver projetos de iniciação científica, programas de assistência e prevenção1, possibilitando dessa forma o empoderamento do acadêmico e do profissional de enfermagem através dessas atividades, segundo o que está exposto no princípio fundamental do código de ética dos profissionais de Enfermagem que afirma “O cuidado da Enfermagem se fundamenta no conhecimento próprio da profissão e nas ciências humanas, sociais e aplicadas e é executado pelos profissionais na prática social e cotidiana de assistir, gerenciar, ensinar, educar e pesquisar.”2. **CONCLUSÃO: **Frente a essa vivência, a liga acadêmica vem sendo reconhecida pelo seu compromisso ético e social, dando apoio nas práticas educativas embasadas nos princípios fundamentais da enfermagem, reforçando a autonomia e aprendizado intertransdisciplinar que o profissional de enfermagem deve ter, além do empoderamento.


Referências:
1. Universidade Federal de São Paulo. Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes. Liga Academica. 2010. Disponível em: . Acessado em: 7 ago. de 2018. 2. BRASIL. Resolução COFEN nº 564, de 6 de novembro de 2017. Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasilia, Destrito Federal, 6 de dez. 2017, Seção I. p. 157.