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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8700934


8700934

Incidência de defeitos de tubo neural após fortificação de farinhas com ácido fólico

Autores:
Rute Cândida Pereira|rucape@hotlink.com.br|enfermeira|doutora|professora|universidade de Pernambuco ; Ulisses Ramos Montarroyos||estatístico|doutor|professor|universidade de Pernambuco ; Ana Célia Oliveira dos Santos||nutricionista|doutora|professora|universidade de Pernambuco ; Maria Joana Pereira Neta||enfermeira|mestre|professora|universidade de Pernambuco ; Karina Pereira de Sá E Silva||enfermeira|graduada|profissional de Saúde Residente|universidade de Pernambuco ; Kherolley Romana Ramos da Silva||enfermeira|graduada|profissional de Saúde Residente|universidade de Pernambuco

Resumo:
Introdução: a residência em enfermagem é uma excelente metodologia de ensino aprendizagem de recém-graduandos por oportunizar o aprofundamento de conhecimentos e habilidades em determinada área do saber. Recorte de dissertação de mestrado que tem como objetivos analisar as contribuições da residência de enfermagem em Saúde Mental para a formação de especialistas na visão de egressos de um programa de residência de enfermagem em Saúde Mental. Estudo qualitativo do tipo descritivo e exploratório que teve como campo um hospital universitário situado no município do Rio de Janeiro. Participaram do estudo nove egressos do programa de residência em saúde mental e psiquiatria. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e registro em áudio do tipo mp3, transcritos e categorizados mediante a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: na visão dos egressos a residência de enfermagem em Saúde Mental é uma metodologia de ensino-aprendizagem que contribui para a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, principalmente no que dizem respeito ao desenvolvimento de habilidades como escuta, observação e acolhimento do usuário através do relacionamento terapêutico, a empatia, sendo tais conhecimentos e/ou competências aplicadas em vários contextos de cuidado consonante com a Reforma Psiquiátrica. Acrescentam-se outras habilidades como realização de grupos, consulta de enfermagem em Saúde Mental, liderança de equipe e outros. Conclui-se que a residência em Saúde Mental consonante aos princípios da Reforma Psiquiátrica é uma metodologia de ensino aprendizagem que contribui para a aquisição de saberes e práticas intra e intersetorial com profissionais de varias áreas, usuários e familiares. Implicações para a prática: com a reforma psiquiátrica e os novos dispositivos de cuidados em saúde mental, há necessidade de formação de especialistas cuja formação esteja condizente com os princípios da assistência de base territorial e com a participação da família.


Referências:
Delgado, P. G. G., Schechtman, A., Weber, R., Amstalden, A. F., Bonavigo, E., & Cordeiro, F., Pôrto, K. (2007). Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. In M. F. Mello, A. A. F. Mello & R. Kohn (Eds.), Epidemiologia da saúde mental no Brasil (pp. 39-83). Porto Alegre, Brasil: Artmed. FERNANDES, J.D. et al . Ensino da enfermagem psiquiátrica/saúde mental: sua interface com a Reforma Psiquiátrica e diretrizes curriculares nacionais. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 962-968, Dec. 2009 . Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2016.