8678781 | ATUAÇÃO DE ENFERMEIRAS PRECEPTORAS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE | Autores: Rafaela Braga Pereira Veloso|veloso.rafaela@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Saúde Coletiva|enfermeira E Doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal da Bahia ; Maria Geralda Gomes Aguiar|mageraldaaguiar0@gmail.com|enfermeira|doutora Em Educação|docente|universidade Estadual de Feira de Santana ; Josicélia Dumêt Fernandes|jodumet@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal da Bahia ; Rosana Maria de Oliveira Silva|rosanaosilva@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal da Bahia ; Elaine Andrade Leal Silva|ealealsilva@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde Coletiva|docente|universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Resumo: **Introdução**
A monitoria acadêmica, desperta interesse pela docência mediante desempenho de
atividades ligadas ao ensino proporcionando diversas oportunidades ao
discente-monitor¹. Tem como objetivo aprofundar conhecimentos, auxiliar o
docente e trazer experiências que promovem o enriquecimento e sua constante
atualização bem como, oportunizar trocas de experiências com os discentes-
monitorados e seu docente-orientador².
**Objetivos**
Descrever, através de relato de experiência, a vivência como monitoras do nono
semestre de graduação em Enfermagem com um universo de 46 discentes
monitorados do segundo semestre, durante o primeiro semestre do ano de 2018.
**Métodos**
Trata-se de estudo do tipo relato de experiência, voltada a uma disciplina do
componente curricular obrigatório do curso, por meio de aulas práticas-
teóricas em laboratório.
**Resultados e Discussões**
O exercício de monitoria objetiva resgatar dificuldades, tornando-se espaço de
relação, momentos de discussões e reflexões sobre diversos assuntos,
melhorando o processo ensino-aprendizagem. Como monitoras, destacamos a
importância dessas atividades para aprimoramento de habilidades, obtenção de
contato com a docência e a possibilidade de rever conteúdos aprendidos. É
notória a importância da realização de atividades extraclasse de forma
criativa, com rodas de conversa, práticas e ensino audiovisuais, diminuindo
assim inconsistências encontradas. Trazendo contribuições para a enfermagem o
amplo uso de materiais didáticos, fixação e reflexão de conteúdo, para a
formação de enfermeiros generalistas e para sua própria formação.
**Considerações Finais**
As experiências vivenciadas possibilitaram observar a importância da conexão
do ensino-teórico com ensino-prático, tornando real e importante conhecimento
adquirido nas aulas com relação aos desenvolvimentos de atividades para
assistência em saúde.
Referências: Referências
¹Matoso, LM. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Rev. Científica da escola da saúde 2014 Setembro 4;124: 10-12.
²Santos, T L.; Nascimento, AP. A Monitoria Como Processo de Ensino-Aprendizagem: Disciplina de Agência E Transporte. 2014. |