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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8678781


8678781

ATUAÇÃO DE ENFERMEIRAS PRECEPTORAS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE

Autores:
Rafaela Braga Pereira Veloso|veloso.rafaela@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Saúde Coletiva|enfermeira E Doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal da Bahia ; Maria Geralda Gomes Aguiar|mageraldaaguiar0@gmail.com|enfermeira|doutora Em Educação|docente|universidade Estadual de Feira de Santana ; Josicélia Dumêt Fernandes|jodumet@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal da Bahia ; Rosana Maria de Oliveira Silva|rosanaosilva@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal da Bahia ; Elaine Andrade Leal Silva|ealealsilva@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde Coletiva|docente|universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo:
**Introdução** A monitoria acadêmica, desperta interesse pela docência mediante desempenho de atividades ligadas ao ensino proporcionando diversas oportunidades ao discente-monitor¹. Tem como objetivo aprofundar conhecimentos, auxiliar o docente e trazer experiências que promovem o enriquecimento e sua constante atualização bem como, oportunizar trocas de experiências com os discentes- monitorados e seu docente-orientador². **Objetivos** Descrever, através de relato de experiência, a vivência como monitoras do nono semestre de graduação em Enfermagem com um universo de 46 discentes monitorados do segundo semestre, durante o primeiro semestre do ano de 2018. **Métodos** Trata-se de estudo do tipo relato de experiência, voltada a uma disciplina do componente curricular obrigatório do curso, por meio de aulas práticas- teóricas em laboratório. **Resultados e Discussões** O exercício de monitoria objetiva resgatar dificuldades, tornando-se espaço de relação, momentos de discussões e reflexões sobre diversos assuntos, melhorando o processo ensino-aprendizagem. Como monitoras, destacamos a importância dessas atividades para aprimoramento de habilidades, obtenção de contato com a docência e a possibilidade de rever conteúdos aprendidos. É notória a importância da realização de atividades extraclasse de forma criativa, com rodas de conversa, práticas e ensino audiovisuais, diminuindo assim inconsistências encontradas. Trazendo contribuições para a enfermagem o amplo uso de materiais didáticos, fixação e reflexão de conteúdo, para a formação de enfermeiros generalistas e para sua própria formação. **Considerações Finais** As experiências vivenciadas possibilitaram observar a importância da conexão do ensino-teórico com ensino-prático, tornando real e importante conhecimento adquirido nas aulas com relação aos desenvolvimentos de atividades para assistência em saúde.


Referências:
Referências ¹Matoso, LM. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Rev. Científica da escola da saúde 2014 Setembro 4;124: 10-12. ²Santos, T L.; Nascimento, AP. A Monitoria Como Processo de Ensino-Aprendizagem: Disciplina de Agência E Transporte. 2014.