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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8675614


8675614

USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO PROCESSO DE CUIDAR DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de Oliveira|vancomassetto@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora do Ensino Superior|universidade Federal do Paraná ; Daiana Kloh Khalaf|daianaloh@gmail.com|enfermeira|doutora|professora do Ensino Superior|universidade Federal do Paraná

Resumo:
A Educação em Saúde em uma escola pública com período integral, no interior de São Paulo. **Introdução**: A saúde como direito de todos e dever do Estado, busca garantir, mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação¹. A adolescência é caracterizada por intenso crescimento e desenvolvimento que se manifesta por marcantes transformações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e sociais². **Objetivos: **discutir Sexualidade na Adolescência com os alunos do 9º ano de uma escola pública com período integral do interior de São Paulo; e, demonstrar o papel do enfermeiro junto à comunidade escolar. **Método:** estudo exploratório. A ação educativa surgiu da territorialização realizada junto a Unidade Básica de Saúde (UBS), a qual identificou-se uma escola de ensino integral. Propusemos à professora responsável pela disciplina de Biologia, a participação dos graduandos na atividade. Os mesmos organizaram os encontros através do pré-teste, e quinzenalmente com duração de uma hora/aula discutiram com as duas turmas, totalizando 45 alunos, sendo 25 meninas e 20 meninos. Após a última explanação temática, aplicaram os pós teste com os mesmos questionamentos. **Resultados: **a discussão com as duas turmas gerou grande envolvimento dos alunos, até mesmo pela curiosidade em sanar as dúvidas. Os alunos da graduação observaram a complexidade da ação preventiva na vida do cidadão. Reforçando consequentemente, o papel do enfermeiro diante das diversas políticas de saúde e a colaboração da população na participação de ações educativas. **Conclusão: **os alunos demonstraram compreensão frente a explanação dos temas, confirmando essa questão na aplicabilidade do pós-teste. Os graduandos ficaram surpresos com o resultado quando analisaram os testes em questão.** Contribuições para enfermagem:** a educação em saúde é uma ferramenta estratégica na compreensão do ser humano, portanto, deve ser fortalecido a sala de espera, como nas consultas individuais. Descritores: Educação em Saúde. Adolescência. Prevenção. **Referências: ** ¹Brasil. Constituição Federal do Brasil. 1988. ²Brêtas, J.R.S; Ohata, C.V.S.; Jardim, D.P.J.; Junior W.A.; Oliveira, J.R. Aspectos da sexualidade na adolescência. Ciências & Saúde Coletiva. 16(7) 3221-3228, 2011.


Referências:
¹Brasil. Constituição Federal do Brasil. 1988. ²Brêtas, J.R.S; Ohata, C.V.S.; Jardim, D.P.J.; Junior W.A.; Oliveira, J.R. Aspectos da sexualidade na adolescência. Ciências & Saúde Coletiva. 16(7) 3221-3228, 2011.