Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8672397


8672397

ITINERÁRIO TERAPÊUTICO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Gabriele Cristine Metzger|gabrielemetzger72@gmail.com|estudante|ensino Médio|estudante|udesc ; Josué Samuel da Silva|josue.enfer@hotmail.com|estudante|ensino Médio|estudante|udesc

Resumo:
**Introdução: **A microcefalia é uma anomalia onde a criança apresenta o perímetro cefálico abaixo da média específica para o sexo e idade gestacional, sua classificação depende do tempo do seu inicio1. Em sua etiologia fatores genéticos e ambientais podem estar envolvidos, como algumas infecções durante a gestação: rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose e Zika, principalmente no primeiro trimestre2. Podem vir junto à microcefalia: epilepsia, paralisia cerebral, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala1. Tornando essencial o acompanhamento pela equipe multiprofissional. **Objetivos: **Relatar a experiência da assistência de enfermagem junto à equipe multiprofissional na Atenção Básica a uma criança com microcefalia grave e família, ressaltando a importância dessa assistência. **Metodologia: **O estudo trata-se de um relato de experiência de alunos do 7º semestre, durante a prática clínica do Estágio Supervisionado na disciplina de Enfermagem em Saúde Pública. O acompanhamento ocorreu no período de março de 2018, em uma Unidade Municipal de Saúde no Município de Ananindeua-Pará. Os alunos puderam acompanhar o planejamento e a implementação dos cuidados que visavam às necessidades especiais da criança e o acolhimento da família, como também o encaminhamento para os profissionais como médico, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros.  A coleta de dados foi realizada durante uma consulta de puericultura, por meio de exame físico, análise de prontuário e do cartão da criança. **Resultados:** Tratava-se de uma criança no 6º mês de vida, diagnosticada com microcefalia grave durante o período gestacional. No momento da consulta a criança apresentava espasticidade, dificuldade de sucção/deglutição, dificuldade respiratória e retardo no desenvolvimento cognitivo.  O diagnóstico e prescrição de enfermagem foram realizados no momento da consulta. **Conclusão/Considerações Finais:** Este estudo tem procurado enfatizar a importância da assistência de enfermagem em consonância com a equipe multiprofissional aos cuidados a essas crianças e às famílias, como também falar sobre a microcefalia, retratando seu diagnóstico e tratamento considerando a importância do enfermeiro na atenção e acompanhamento desses indivíduos.  A promoção do acolhimento e o cuidado à criança com microcefalia e de sua família são de essencial importância, tendo o enfermeiro um papel fundamental junto à equipe multiprofissional na prestação de uma assistência de qualidade, é o profissional apropriado para explicar e dar todas as orientações necessárias, ajudar a família no ajuste a esse fato recente.


Referências:
1. Ministério da Saúde (BR). Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia e/ou alterações do sistema nervoso central (SNC). Secretaria de vigilância em saúde. Departamento de vigilância das doenças transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 2. da Veiga SA, Nunes CR, Andrade CCF. Assistência de enfermagem à criança com microcefalia. Rev Cien Interdisciplinar, 2017, Jul/Dez, v. 2, p116-196.