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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8653407


8653407

Perfil de Casos Notificados de HIV Adultos na Cidade do Salvador 2012 a 2017

Autores:
Luã de Jesus Nascimento|ufbalua@gmail.com|estudante|graduando Em Enfermagem|estudante|unime - Lauro de Freitas ; Cora Coralina dos Santos Nunes|corinhanunes@gmail.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem|enfermeira|ufba ; Chenia D´anunciação|cheniasilva@gmail.com|doula|graduanda Em Enfermagem|estudante|unime - Lauro de Freitas ; Amanda Rebeca Pinto Marambaia|amandapmarambaia@gmail.com|estudante|graduanda Em Enfermagem|estudante|unime - Lauro de Freitas ; Jamyle Santos Lima|jamyle.9231@outlook.com|estudante|graduanda Em Enfermagem|estudante|facemp- Faculdade de Ciências E Empreendedorismo

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Lesões por pressão (LP) causam impactos sociais, econômicos e são frequentes.¹,2. Educação permanente nas instituições de saúde deve preparar a equipe para prevenção e tratamento destas. **OBJETIVO:** Relatar experiência de atividade de educação mediante simulação desenvolvida com equipe de enfermagem sobre LP. **METODOLOGIA:** Relato de experiência sobre atividade educativa para equipe de enfermagem num hospital público de referência estadual catarinense em 2017; desenvolvida em 8 horas-aula contemplando os temas: definição, fisiopatologia e classificação das LP; prevenção e tratamento delas. A oficina está integrada ao macroprojeto _“E__stratificação de risco e intervenções de enfermagem no diagnóstico, prevenção e tratamento de __skin tears e lesões por pressão em idosos”;_ financiado pelo CNPq e aprovado pelo Comitê de Ética da UFSC número 5628116.0000.0121. Os participantes foram divididos em 4 grupos; cada qual recebeu um pêssego e material didático para simular o estadiamento da LP, após apresentaram em plenária com discussões pertinentes. O tratamento de LP foi trabalhado seguindo o método Team Based Learning (TBL). **RESULTADOS: **Participaram 15 profissionais de enfermagem. As atividades serviram para embasar a equipe para identificar, prevenir e tratar pessoas com risco e/ou com LP. **CONCLUSÕES: **Educação permanente é estratégia para instrumentalizar a equipe de enfermagem nos cuidados relacionados à LP. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: **Conhecimentos sobre LP possibilita ao enfermeiro e sua equipe desenvolver cuidados para “dizer não a LP”.


Referências:
1. Documento de Consenso da World Union of Wound Healing Societies. O papel das coberturas na prevenção da lesão por pressão. Wounds International, 2016. 2. Moraes JT, Borges EL, Lisboa CR, et al. Conceito e classificação de lesão por pressão: atualização do National Pressure Ulcer Advisory Panel. Enferm. Cent. O. Min. 2016; 6(2):2292-2306.