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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8649549


8649549

Formação em educação em diabetes: significados atribuídos por enfermeiros da atenção primária

Autores:
Laura Barbosa Nunes|laurabarbnunes@gmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde da Família|doutoranda Em Enfermagem - Ufmg|universidade Federal de Minas Gerais - Ufmg ; Magda Coeli Vitorino|magdacoeli@uninovafapi.edu.br|enfermeira/ Docente|mestre Em Saúde da Família|professora do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário Uninovafapi|centro Universitário Uninovafapi ; Ana Roberta Vilarouca|robertavilarouca@yahoo.com.br|enfermeira/ Docente|doutora Em Enfermagem|professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí|universidade Federal do Piauí - Ufpi ; Luana Kelle Batista|luanamoura@uninovafapi.edu.br|odontóloga/ Docente|doutora Em Endodontia|professora do Mestrado Profissional Em Saúde da Família do Centro Universitário Uninovafapi. Teresina, Pi, Brasil.|centro Universitário Uninovafapi ; Lucíola Galvão Gondim|luciola@uninovafapi.edu.br|enfermeira/ Docente|doutora Em Saúde Pública|professora do Mestrado Profissional Em Saúde da Família do Centro Universitário Uninovafapi. Teresina, Pi, Brasil.|centro Universitário Uninovafapi

Resumo:
O acolhimento configura-se como uma postura ética que implica na escuta qualificada do usuário de suas demandas e queixas em saúde, e na resolutividade do atendimento tornando-o humanizado e um compromisso dos serviços de saúde (BRASIL, 2010). Em 2015, através do projeto desenvolvido pela Equipe 043, da Unidade Básica de Saúde Jardim Esperança de Itajaí/SC, de estudo de demanda espontânea e avaliação da necessidade de mudança do processo de trabalho para garantir o acesso dos usuários ao serviço, com foco no acolhimento de forma integral por toda equipe, encontrou-se a necessidade e principalmente viabilidade de mudança no processo de trabalho, ampliando-o para as quatro equipes de ESF que compõe a UBS. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a reorganização do processo de trabalho da Unidade de Saúde Jardim Esperança, aprimorando o acolhimento instituído como rotina. Dinâmica e estratégias dos procedimentos usados: mudança na organização das agendas; orientação e organização do fluxograma de acolhimento; sinalização com banners e folders; na porta de entrada no início da manhã, duas ACS abordam os usuários para direcioná-los no processo. Qualificação do acolhimento: implantação de um check-list básico, como instrumento de aprimorar a escuta qualificada, durante o relato da queixa que motivou o usuário a procurar o serviço de saúde; reuniões mensais e educação permanente da equipe no processo de acolhimento. A mudança do processo de trabalho na Unidade de Saúde Jardim Esperança constituiu-se como uma ação de sucesso de todos os integrantes das equipes, que se comprometeram a enfrentar todas as dificuldades geradas em todo processo de mudança, seja internamente e principalmente pela aceitação da comunidade assistida, que historicamente apresentou uma postura resistente a mudanças nesse sentido, em outras tentativas frustradas de reorganização do trabalho.


Referências:
Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2. ed. 5. reimp. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.