8630384 | Os quatro pilares da educação na disciplina Educação em Saúde: um foco interprofissional | Autores: Gabrielle Leite Pacheco Lisboa|gabizinha_lcpacheco@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|prof. Adjunto I|unit/al ; Cristine Maria Pereira Gusmão|cryspempg@gmail.com|enfermeira|mestre Em Ensino Na Saúde|prof. Assistente I/ Prof. Mestra|unit-al / Fat |
Resumo: INTRODUÇÃO: A Residência em Enfermagem como especialização em uma Instituição
de Traumatologia e Ortopedia iniciada em 2000 foi pioneira no Brasil, e
importante pelo aprofundamento do saber nessas áreas. OBJETIVO: Descrever os
fatores que levaram a especialização de enfermeiros nestas áreas. METODOLOGIA:
Estudo histórico-social com a perspectiva da história do tempo presente,
descritivo, de abordagem qualitativa com fontes históricas escritas e orais.
RESULTADOS: Dados preliminares indicam que os enfermeiros do Instituto
reconheceram a necessidade da especialidade, ainda não reconhecida pelo
Conselho Federal de Enfermagem1 ao contribuir para formação de profissionais
qualificados, considerando a necessidade da implantação do Processo de
Enfermagem que iria ao encontro dos preceitos legais da profissão e
vislumbrando sua exigência para a certificação de Acreditação Hospitalar que a
Instituição se submeteria na época do convênio. CONTRIBUIÇÕES: Os esforços das
lideranças de enfermagem do Instituto culminaram com a implantação de
atividades práticas da Residência em Enfermagem na área Clínica e Cirúrgica
com ênfase em Traumatologia e Ortopedia, a partir do convênio entre o
Ministério da Saúde e a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade
Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO) em vigor na Instituição
atualmente.
Referências: COFEN 389 de. Resolução 18 de outubro de 2011. Atualiza, no âmbito do sistema COFEN / Conselhos Regionais de Enfermagem, os procedimentos para registro de título de pós-graduação lato e stricto sensu concedido a enfermeiros e lista as especialidades. Disponível em http://www.portaldaenfermagem.com.br/legislacao-read.asp?id=353 acessado em 03 de setembro de 2017. |