Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8627612


8627612

ENFERMEIROS MILITARES: ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO QUADRO DE SAÚDE PMERJ(1995)

Autores:
Marcleyde Silva de Azevedo Abreu|marcleydeazevedo@yahoo.com.br|enfermeira Militar|doutoranda de Enfermagem|tenente Coronel Enfermeira dos Recursos Humanos da Diretoria Geral de Saúde|pmerj

Resumo:
**Introdução: **O controle excesso de peso depende de mudanças nos hábitos alimentares e da prática de atividade física. As altas taxas de insucesso geralmente estão associadas à baixa adesão à terapêutica, e ações educativas por meio de uso de tecnologias de informação e comunicação pode ser uma estratégia inovadora de cuidado à pessoa com obesidade. **Objetivo:** Avaliar a efetividade do monitoramento remoto de enfermagem na melhora do conhecimento de mulheres com excesso de peso. **Método**: Ensaio clínico randomizado, com 101 mulheres, alocadas aleatoriamente no grupo controle (GC =50) e no grupo intervenção (GI =51). O GI recebeu intervenção educativa por telefone, durante três meses e acompanhamento de rotina no serviço e, o GC, apenas acompanhamento convencional. O conhecimento foi avaliado por questionário específico. A análise da melhora do conhecimento foi pela comparação da proporção de acertos nos dois grupos antes e após a intervenção pelo teste Qui-quadrado e da média de acertos por domínio do conhecimento intra e intergupo pelo Modelo de Regressão Linear Robusto, adotando-se significância estatística de 5%. **Resultados: **Ambos os grupos apresentaram elevado nível de conhecimento sobre o excesso de peso no período basal. Na avaliação intragrupo houve aumento de acertos com diferença estatisticamente significante apenas para o GI nos domínios: “Conceito e causas do excesso de peso”, “Complicações do excesso de peso” e “Hábitos alimentares”. Na comparação intergrupos, verificou-se para o GI aumento na média do conhecimento nos mesmos domínios (p≤0,005).** Conclusão**: o telemonitoramento de enfermagem contribuiu positivamente para a melhora do conhecimento das mulheres. **Implicações para enfermagem**: Esta pode ser uma ferramenta viável para a prática clínica da enfermeira, especialmente na atenção básica.


Referências:
Visscher TL et al. Perceived Health Status: Is Obesity Perceived as a Risk Factor and Disease? Obes Facts. 2017;10(1):52-60.