Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8602911


8602911

SIGNIFICADO DE CUIDADO PALIATIVO PARA FAMILIARESACOMPANHANTES DE PACIENTES COM DOENÇA CRÔNICA.

Autores:
Maria Cristina Paganini|mcriistinapaganini@gmail.com|enfermeira|phd Em Enfermagem|professor Adjunto|universidade Federal do Paraná E Universidade Tuiuti do Paraná ; Camila Aurelio|cami_aurelio@outlook.com|aluna de Graduação|aluna|aluna|universidade Tuiuti do Paraná

Resumo:
**Introdução:** estenose esofágica é uma alteração anatômica do esôfago consequente de fibrose após lesão na parede esofagiana, causada por:  ingestão de substâncias cáusticas, cirurgias esofágicas, esofagite péptica, uso prolongado de sondas nasogástricas e nasoenterais e escleroterapia de varizes esofagianas. As manifestações clínicas são bolhas de saliva nas regiões oral e nasal da criança, tosse, cianose e dispneia, que são acentuados pela alimentação podendo causar regurgitação e aspiração.²  **Objetivo: **relatar a aplicação do processo de enfermagem nas atividades pediátricas à paciente em pós-operatório de estenose esofágica em um hospital público de Belém-PA. **Metodologia:** estudo do tipo relato de experiência, o qual exige prática, de modo contextualizado, para fundamentação teórica contribuindo para a área de atuação do relator.  **Resultados: **este estudo mostrou que com a SAE na pediatria, é possível prestar cuidados à criança de maneira qualificada, individual e humanizada, beneficiando cliente e sua família. **Considerações Finais: **o processo de enfermagem estrutura as bases teóricas da profissão; confere identidade à prática profissional da enfermagem e constrói conhecimento. O PE em Pediatria representa um conjunto de ações sistematizadas e racionais que demandam tanto habilidades cognitivas quanto operacionais, bem como um bom relacionamento enfermeiro-criança-família. **Descritotes: **enfermagem pediátrica, estenose esofágica, processo de enfermagem. **Referências:** Renata Marciano, Patrícia da Graça Leite Speridião, Elisabete Kawakami. Consumo alimentar de crianças e adolescentes com disfagia decorrente de estenose de esôfago: avaliação com base na pirâmide alimentar brasileira. Rev. Nutr. vol.24 no.2 Campinas Mar./Apr; 2011; Vera Trocad, Catarina Barroso, Cristina Nogueira-Silva, Jorge Correia-Pinto. Atrésia Esofágica: Um Desafio desde o Diagnóstico Pré-natal ao Tratamento Cirúrgico. Gazeta médica vol. 3 nº3 jul/set; 2016.


Referências:
Renata Marciano, Patrícia da Graça Leite Speridião, Elisabete Kawakami. Consumo alimentar de crianças e adolescentes com disfagia decorrente de estenose de esôfago: avaliação com base na pirâmide alimentar brasileira. Rev. Nutr. vol.24 no.2 Campinas Mar./Apr; 2011; Vera Trocad, Catarina Barroso, Cristina Nogueira-Silva, Jorge Correia-Pinto. Atrésia Esofágica: Um Desafio desde o Diagnóstico Pré-natal ao Tratamento Cirúrgico. Gazeta médica vol. 3 nº3 jul/set; 2016.