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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8587073


8587073

Cuidado integral de clientes em tratamento quimioterápico antineoplásico

Autores:
Elizabeth Barichello|lizarp@bol.com.br|enfermeira|doutora|professora Associada|universidade Federal do Triângulo Mineiro ; Leidiane Mota de Oliveira Chagas|leidianemota@hotmail.com|terapia Ocupacional|mestre|doutoranda|universidade Federal do Triângulo Mineiro ; Fabiano Henrique Oliveira Sabino|fabianooliveira163@gmail.com|discente|discente|aluno de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal do Triângulo Mineiro ; Juliana Milani|milaninutricionista@gmail.com|nutrição|mestre|professora No Curso Técnico de Agroindústria|universidade de Rio Verde

Resumo:
**Introdução:** A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é um instrumento que auxilia o enfermeiro na prática assistencial, uma vez que contempla a comunicação, articulação e interação nas dimensões assistenciais e gerenciais. A importância de se aprender e praticar a SAE já na academia resultará em uma pratica profissional mais eficaz1 **Objetivo:** Descrever as experiências com a SAE entre discentes do segundo ao oitavo período do curso de graduação em enfermagem. **Metodologia:** Abordagem qualitativa, que se preocupa em analisar de forma empírica as vivências, considerando todos os pontos de vista². A pesquisa foi realizada em uma faculdade do Norte do Paraná através de questionário online sobre a SAE aplicado a acadêmicos de enfermagem, no período de três a dez de agosto de 2018, foram entrevistados 22 acadêmicos. As questões norteadoras foram: Como você percebe o uso da SAE no curso? Como você percebe a atuação de enfermeiros que fazem uso da SAE em relação aqueles que não usam? **Resultados: **Após transcrição e análise de conteúdo, emergiram dos resultados três categorias de análise, sendo elas: 1) A SAE como base do ensino em enfermagem**; **2) Comodismo profissional e institucional; 3) Pouca fiscalização e apoio dos órgãos de classe. Pode-se inferir que a SAE, é um tema transversal que se faz presente em toda a formação do profissional de enfermagem, permitindo uma reflexão contextualizada da assistência de enfermagem e do ensino, no entanto, em muito serviços de saúde existe falta de interesse por parte dos profissionais de enfermagem, e pouca fiscalização/apoio para a implementação de tal ferramenta de trabalho por parte dos órgãos de classe. **Conclusões:** A implantação didática e profissional dessa metodologia é um processo lento e gradual, que depende da superação dos medos, descrenças e da mudança no modo de ser e perceber o papel do profissional de enfermagem.


Referências:
1. SOARES, Mirelle Inácio et al. Sistematização da assistência de enfermagem&58; facilidades e desafios do enfermeiro na gerência da assistência. Escola Anna Nery, v. 19, n. 1, p. 47-53, 2015. 2. GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995. Disponível em: . Acesso em: 31 jun. 2018.