Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8552447


8552447

COBERTURA VACINAL: A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NESSE CONTEXTO

Autores:
Paula Brustolin Xavier|paulabrus2015@gmail.com|enfermeiro|doutoranda|docente|docente da Área Ciências da Vida – Unoesc- Joaçaba- Sc, Doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Saúde Coletiva - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. ; Francielli Girardi|fragirardi@gmail.com|enfermeiro|doutoranda|docente|docente do Departamento Enfermagem – Udesc/oeste, Doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Saúde Coletiva - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

Resumo:
Introdução. Tukanos são indígenas do Alto Rio Negro, que vivem da agricultura e da pesca. Estabelecem-se nas comunidades ribeirinhas, nos caminhos dentro da floresta e na sede do município de São Gabriel da Cachoeira. Utilizam como práticas de saúde do processo de cuidar o benzimento, além de raízes, folhas e caules em chás e banhos, que os remetem ao seu mundo-da-vida1 e à responsabilidade pela natureza, como um outro2 que requer escuta sensível3 para ser entendido em toda a sua complexidade. Objetivos. Descrever as práticas de saúde do processo de cuidar dos Tukanos. Métodos. Estudo qualitativo, cujos dados foram obtidos de entrevista fenomenológica e cuja análise seguiu o Método Fenomenológico Empírico de Amedeo Giorgi. O estudo obedeceu à Resolução 466/2012 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde. Resultados e Discussões. Destacam-se das entrevistas: E8: “...a nossa crença continua com a gente, na nossa vida, no dia-a-dia, no nosso caso o benzimento, o remédio caseiro...E12: “...a gente manda benzer...protege com remédio caseiro também...e os banhos pra proteger...E27: “...temos remédio caseiro, por exemplo a gente faz chá...por exemplo Saratudo...uma planta retirada da natureza...Carapanauba...é uma planta que hoje é domesticada..”. Essas práticas sugerem a responsabilidade levinasiana que o cuidar de si e dos outros2 impõe, sem uma relação de causa- efeito, assim como o cultivo de sensibilidade e empatia na escuta sensível em Barbier como fundamentos para cuidar. Considerações Finais. Na perspectiva de alteridade em Lévinas, no mundo-da-vida Tukano a complexidade da natureza pode manifestar-se surpreendentemente, demandando cuidado através da escuta sensível e da responsabilidade para um relacionamento equilibrado e harmônico, promotor de saúde. Implicações para a Enfermagem. A escuta sensível e a responsabilidade fundamentada na ética da alteridade podem ajudar a elaborar práticas de saúde e processos de cuidar mais holísticos e humanizados aos usuários dos serviços de saúde.


Referências:
1.Husserl E. A crise da humanidade européia e a filosofia. Introd. e trad. Urbano Zilles. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. 96 p. 2.Barbier R. Escuta sensível na formação dos profissionais de saúde. Conferência na Escola Superior de Ciências da Saúde-FEPECS. Brasília-DF. Disponível em http://www.saude.df.gov.br/FEPECS. Acesso em 18/03/2018 3.Lévinas E. Humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 2009