Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8543268


8543268

Reforma psiquiátrica e formação em Enfermagem: a residência em Saúde Mental

Autores:
Elias Barbosa de Oliveira|eliasbo@oi.com.br|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Associado|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Olivia de Andrade Guerra|oliviaaguerra@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|enfermeira|secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Capsad Antônio Carlos Mussum.

Resumo:
A RELEVÂNCIA DO ENFERMEIRO NAS ATIVIDADES TERAPÊUTICAS EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS): RELATO DE EXPERIÊNCIA Introdução: A Política Nacional de Saúde Mental tem promovido a ampliação da rede de serviços substitutivos, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e suas modalidades, seguindo as diretrizes da Reforma Psiquiátrica e a legislação em vigor, utilizando meios de tratamentos ao usuário que não se restringem somente aos medicamentosos, mas que também estão voltados às terapias em grupos, musicoterapia, consultas de enfermagem, acompanhamento psiquiátrico, psicológico, do serviço social, dentre outros¹. Nesse contexto, as funções do enfermeiro voltam-se à promoção e proteção da saúde mental, prevenção de agravos à saúde, assistindo ao usuário, família e comunidade². Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos do curso de Graduação em Enfermagem em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre as vivências de acadêmicos de enfermagem em um CAPS AD no município de Belém-Pa. Resultados: Durante as aulas práticas acompanhamos a assistência de enfermagem nos métodos terapêuticos, observando a relevância dos cuidados de enfermagem desde o acolhimento do usuário até sua alta. Acompanhamos também as assembleias e outras atividade conduzidas pelo enfermeiro nas quais participavam usuários e familiares. Conclusão: Os métodos terapêuticos utilizados pelo enfermeiro no CAPS fomentam a participação dos usuários e de sua família em seu tratamento, viabilizando a reinserção social. Contribuições: Este relato poderá propiciar novos conhecimentos no que tange a formação profissional mais enriquecida e atualizada aos acadêmicos. Descritores: Saúde Mental; Centro de Atenção Psicossocial; Enfermagem; Atividades Terapêuticas. Referencias: 1. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): estruturação, interdisciplinaridade e intersetorialidade: DeCS [Internet]. ed. 2013. Porto Alegre (RS) BIREME. 2018. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/pdf/aletheia/n40/n40a08.pdf . 2. Grupo terapêutico: sistematização da assistência de enfermagem Em saúde mental: DeCS [Internet]. ed. 2004. Fortaleza (CE): BIREME. 2017. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010407072004000400016&script;=sci_abstract&tlng;=pt.


Referências:
1. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): estruturação, interdisciplinaridade e intersetorialidade: DeCS [Internet]. ed. 2013. Porto Alegre (RS) BIREME. 2018. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/pdf/aletheia/n40/n40a08.pdf . 2. Grupo terapêutico: sistematização da assistência de enfermagem Em saúde mental: DeCS [Internet]. ed. 2004. Fortaleza (CE): BIREME. 2017. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010407072004000400016&script=sci_abstract&tlng=pt.