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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8523769


8523769

Sistematização da Assistência de Enfermagem na Atenção Primária ao Idoso: Relato de Experiência

Autores:
Rebeca Iwankiw Lessa Beltran|rebecalessa@outlook.com|acadêmico de Enfermagem|superior Incompleto|estudante|universidade Estadual de Maringá ; Mariana Pissioli Lourenço|marianapissiolilourenco@gmail.com|estudante de Pós Graduação|enfermeira|estudante|universidade Estadual de Maringá ; Isabela Vanessa Tavares Cordeiro|isabelatavares.cordeiro@gmail.com|estudante de Enfermagem|ensino Superior Incompleto|estudante|universidade Estadual de Maringá ; Nayana Flor Ulbinski|nayanaflor@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|ensino Superior Incompleto|estudante|universidade Estadual de Maringá

Resumo:
**Introdução:** O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná destinou bolsas de iniciação à docência para vários cursos, dentre eles, o Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, que atuou no curso técnico em enfermagem do Centro de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto. Neste subprojeto, uma das atividades foi a construção de material didático (e-book), na disciplina de processo saúde-doença. **Objetivos:** Elaborar material pedagógico para subsidiar a ação docente na disciplina de Processo Saúde Doença e exercitar a competência docente na educação profissional. **Metodologia:** Relato de experiência sobre a elaboração do material didático-pedagógico. **Resultados:** Realizou-se estudo bibliográfico em fontes atualizadas entendendo que o processo saúde doença deve ser compreendido, tanto individual quanto coletivamente1; discussão entre alunos, supervisoras, professoras da escola para estabelecer consenso entre o prescrito nos referenciais bibliográficos, a realidade vivenciada nos campos de prática e experiência profissional das professoras responsáveis pela disciplina. Vivenciou-se o desafio de produzir material de boa qualidade por alunos em processo de formação, o que exigiu tempo e dedicação dos envolvidos. **Conclusões: **Considera-se uma experiência significativa que possibilitou aos bolsistas, vivenciar os desafios de construir um material que iria posteriormente servir de base e/ou apoio científico e didático de uma disciplina no curso técnico em enfermagem.  **Contribuições ou implicações para a Enfermagem**: Dispor material para uso didático que se aproxime das necessidades de alunos e professores.


Referências:
Câmara AMC, Melo VLC, Gomes MGP, Pena BC, Silva AP, Oliveira KM et al. Percepção do Processo Saúde-doença: Significados e Valores da Educação em Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 36(1, Supl. 1): 40-50; 2012.