8508976 | BENEFÍCIOS DO METÓDO MÃE CANGURU EM UMA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS NEONATAIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO: VISÃO DAS MÃES | Autores: Eloisi Delalibera Ruzzon|eloisi_dr@yahoo.com.br|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|enfermeira|universidade Estadual de Londrina ; Carolina Lourenço de Almeida Pincerati|eloisi_dr@yahoo.com.br|enfermeira|enfermeira|docente Em Enfermagem|fundação Educacional do Município de Assis ; Karina Andrade de Paula|eloisi_dr@yahoo.com.br|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|fundação Educacional do Município de Assis ; Kethelin Presidiamos Aragão|eloisi_dr@yahoo.com.br|enfermeira|enfermeira|enfermeira|fundação Educacional do Município de Assis ; Ana Cândida Martins Grossi Moreira|eloisi_dr@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem|docente Em Enfermagem|universidade Estadual do Norte do Parana ; Eleine Aparecida Penha Martins|eleinemartins@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente Em Enfermagem|universidade Estadual de Londrina |
Resumo: A graduação deve proporcionar espaço adequado para o desenvolvimento das
competências, particularmente a liderança1, para garantir o exercício
profissional seguro, sobretudo nas situações emergenciais. Objetivou-se
conhecer a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o desenvolvimento,
durante a graduação, da competência para liderar a equipe de enfermagem nas
situações de emergência no ambiente hospitalar. Trata-se de pesquisa
qualitativa, descritiva, exploratória e transversal. Participaram 15
acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do sul de Minas Gerais,
selecionados por conveniência. A coleta de dados foi realizada por entrevista
semi-estruturada, gravada em áudio. Para organização e análise dos dados
utilizou-se a Análise Temática (AT)2. Elaborou-se três temas: “o enfermeiro
como líder nas situações de emergência: percepção do acadêmico”, com os
subtemas “Liderança na emergência: desenvolvimento por meio da prática” e
“Faltam oportunidades para o desenvolvimento da liderança nas situações de
emergência”; Ser estagiário: “somos mais liderados do que lideramos”;
“Potencialidades e fraquezas na aprendizagem da liderança nas situações de
emergência” com os subtemas “Simulações: oportunizando o desenvolvimento da
liderança para situações de emergência” e “O professor como mediador do
aprendizado da liderança”. Os alunos enfatizam a necessidade do treinamento
por meio das experiências práticas. Escassas oportunidades de vivenciar as
emergências e a ênfase no aspecto técnico-procedimental associadas à condição
de ser estagiário dificultam o desenvolvimento da liderança. Compete às
instituições formadoras a releitura dos processos de ensino e aprendizagem nas
situações de emergência.
Referências: 1 Knop AL, Gama BMBM, Sanhudo NF. Acadêmicos de Enfermagem e o desenvolvimento de liderança: desafios enfrentados no estágio curricular. Rev. enferm. Cent.-Oeste Min. 2017; 7:e1378. Disponível em:
2 Braum V, Clarke V. Using thematic analysis in Psychology. Qual Res Psychol. 2006;3(2):77-1. |