Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8501896


8501896

Grupo do abraço: promoção e educação em saúde mental de pacientes da Estratégia de Saúde da Família de Santa Maria

Autores:
Amanda Nicacio Vieira|amandanivi@hotmail.com|aluno de Pós-graduação Em Doutorado|mestre Em Enfermagem|enfermeiro|universidade Federal de Santa Catarina ; Marianna Assmann Gonçalves|marianna.asgoncalves@gmail.com|médica|médica de Saúde da Família|médica de Saúde da Família|universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
**Introdução: **Entre as características da adolescência destacam-se a falta de habilidades para a tomada de decisões, a inexperiência ao lidarem com os seus sentimentos e o pensamento mágico associado à sensação de invulnerabilidade.**Objetivo:** Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem desenvolvida no Projeto de Extensão _IST em foco_ sobre a negociação do uso de preservativo.** Metodologia: **Relato de experiência, acerca da vivência das acadêmicas da Faculdade de Enfermagem de Valença/RJ sobre a participação no projeto de extensão com realização da dinâmica “Negociando o uso do preservativo” (ABEN). A atividade foi realizadaem uma escola privada em Valença/RJ, com 56 alunos do ensino médio, em outubro de 2017.**Resultados:**O objetivo da dinâmica realizada era simular situações onde fosse necessário negociar o uso do preservativo. Foi utilizado um baralho com frases comumente utilizadas no processo de negociação. Enquanto uma música tocava, “a batata quente”passavapelas mãos dos participantes, quando parava, o aluno que estava segurando “a batata” tinha que responder uma pergunta do baralho. Foram oferecidas oportunidades de dos alunos expressarem sua opinião, receios e angústiasenriquecendo ainda mais a discussão. **Conclusão: **A partir da experiência relatada foi possível observar muitas dúvidas e conceitos equivocados por parte dos adolescentes, que nesta dinâmica vivenciaram situações simuladas do dia a dia, sobre os motivos danegação ou aceitação do uso do preservativo. **Contribuição: **A criação de espaços para reflexão sobre as IST, transmissão e prevenção permite ao adolescenteanalisar suas ações de autocuidado, comportamentos e vivência sexual responsável. **Descritores:**Promoção da saúde dos estudantes, infecções sexualmente transmissíveis, educação em saúde.** R****eferência:** ABEN. Dinâmicas de Prevenção às IST/AIDS. Revista adolescer:compreender, atuar e acolher. Acesso em 05 mar. 2017


Referências:
ABEN. Dinâmicas de Prevenção às IST/AIDS. Revista adolescer:compreender, atuar e acolher. Acesso em 05 mar. 2017