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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8493304


8493304

Análise das Necessidades em saúde e a Enfermagem: aproximações entre a Teoria das necessidades em Marx e a Teoria das Necessidades Humanas Básicas

Autores:
Ana Renata Moura Rabelo|anarmrabelo@gmail.com|enfermeira|mestre|doutorado|universidade Federal de Minas Gerais ; Laura Villaquirán Jimenez|lauravillaquiranj@gmail.com|enfermeira|graduação|mestranda|universidade Federal de Minas Gerais ; Nathalya Casallas Hernández|ncasallash@unal.edu.com|enfermeira|mestre|doutoranda|universidade Federal de Minas Gerais ; Eyleen Nabyla Alvarenga Niitsuma|eyleenmg@hotmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda|universidade Federal de Minas Gerais ; Kênia Lara Silva|kenialara17@gmail.com|enfermeira|doutora|professora Associada|escola de Enfermagem - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** A promoção de práticas de educação em saúde com gestantes são essenciais para garantir uma gestação, parto e puerpério saudáveis, através da promoção da saúde materna e fetal, sensibilizando a mulher a pensar críticamente sobre a sua saúde e do seu concepto. **OBJETIVO:** Descrever atividades de educação em saúde realizadas com mulheres gestantes em uma Unidade de Saúde da Família (USF). **METODOLOGIA:** Estudo descritivo, do tipo relato de Experiência de atividades educativas realizadas por acadêmicas do curso de Enfermagem, na disciplina de estágio supervisionado, com gestantes que faziam acompanhamento de pré-natal em uma USF. **RESULTADOS:** Nas atividades foram abordados temas de interesse grupal, como mudanças corporais na gestação, alimentação, amamentação, sinais do trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, técnica do banho com o recém-nascido, cuidados com o coto umbilical, cartão vacinal, importância da triagem neonatal e intercorrências mais freqüentes e direitos da gestante. Como estratégia de captação das gestantes, as atividades foram realizados antes das consultas de pré-natal na USF enquanto as mulheres aguardavam atendimento. **CONCLUSÕES:** Atividades de educação em saúde com mulheres durante o período gestacional são essências para promoção da saúde materna e fetal. Salientamos que tais atividades sejam mais exploradas pelos profissionais de saúde, principalmente pelo enfermeiro da atenção primária, por ser um espaço que permite a abordagem individualizada e integradora conforme preceitos do Sistema Único de Saúde.** IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Atividades de educação em saúde na atenção primária durante o pré-natal de baixo risco oportuniza aos enfermeiros um cuidado humanizado, acolhedor e integral, pois possibilita a identificação precoce de possíveis complicações de saúde da gestante e seu concepto.


Referências:
1. Brasil, Ministério da Saúde. Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher: bases de ação programática. Brasília: Ministério da Saúde; 1984.