8482003 | EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM PROL DA SAÚDE DOS MORADORES DE RUA DO CENTRO DA CIDADE DE MANAUS | Autores: Glenda Caroline Pereira do Nascimento|carolinenascimento_13@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Bianca Cavalcante Áglas|bianca.aglas.75@gmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Dalva Moreira da Silva|dalva.silva02@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Dayara Freitas de Albuquerque Bulcão|bulcaodayara@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Led Daianna Fernandes de Figueiredo|ledffigueiredo@gmail.com|enfermagem|enfermeira|mestranda|universidade Federal do Amazonas - Ufam ; Rodrigo da Silva Martins|enf.martins2013@gmail.com|enfermagem|enfermeiro|docente|centro Universitário do Norte-uninorte |
Resumo: Introdução: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória
no Curso de Graduação em Enfermagem. O TCC busca levar experiências acadêmicas
necessárias aos discentes a partir de uma produção científica, de modo a
contemplar o tripé das Instituições de Ensino Superior (IES), os quais são:
ensino, pesquisa e extensão. O processo de construção de produção científica é
compreendido com mais propriedade no momento da elaboração TCC, entretanto,
alguns fatores podem não contribuir de forma esperada, como por exemplo, o
processo de orientação dos docentes1. Objetivo: O estudo tem como objetivo
descrever a contribuição do TCC para formação crítica do enfermeiro.
Metodologia: Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir da
vivência enquanto orientadora, desde 2015, no processo de orientação de TCC.
Resultados: Percebo que o processo de orientação é um disparador de
sentimentos e sensações que podem contribuir ou dificultar a construção de
TCC. Tal processo deve ser pautado no pensamento crítico, comprometido com a
formação reflexiva, capaz de problematizar a realidade, nela intervir, com
vistas na sua transformação. Conclusão: Portanto, o TCC é um componente
fundamental na formação crítica do enfermeiro e no processo de desenvolvimento
do olhar investigativo do profissional, contribuindo diretamente para a
formação do futuro enfermeiro.
Referências: 1-Medeiros, B.; Silva, R.; Rocha, F.; Danjour, M. Dificuldades do processo de orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): um estudo com os docentes do curso de administração de uma instituição privada de ensino superior. Revista Holos, 2015, 242-255. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1011 |