Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8468830


8468830

POLÍTICAS DE INCENTIVO AO PARTO NORMAL: NÚMEROS DE UM HOSPITAL ESCOLA

Autores:
Alana Garcia|alanaagarcia@hotmail.com|graduação|acadêmica do Curso de Bacharelado Em Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Camila Martins|camilamartins.mt@hotmail.com|graduação|acadêmica do Curso de Bacharelado Em Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo:
**Introdução: **Os Sistemas de informação em saúde são definidos como um conjunto de meios que se comunicam; onde coletam, processam, armazenam e distribuem a informação, apoiando o processo de decisão e auxiliando as instituições a agruparem dados, informações e conhecimento na área da saúde para embasar o planejamento, aperfeiçoamento e o processo de trabalho dos profissionais responsáveis pelo atendimento aos usuários do sistema de saúde1,2. **Objetivo:** Identificar as principais contribuições dos registros eletrônicos em saúde, na área da segurança do paciente, por meio das publicações de periódicos nacionais e internacionais. **Método:** Revisão integrativa da literatura a partir de publicações científicas de enfermagem indexadas na base de dados Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Scientific Electronic Library Online e a Base de Dados Bibliográficos Especializada na Área de Enfermagem do Brasil. A busca foi realizada no período de 2013 a 2018. **Resultados:** Foram encontrados 126 estudos,  sendo 14 selecionados para análise. Após análise temática surgiram duas categorias: registros clínicos eletrônicos  no qual os prontuários eletrônicos são utilizados para registro do histórico e informações do paciente de forma positiva pela equipe multiprofissional; e vantagens do sistema eletrônico: indicam quanto o prontuário eletrônico organiza, facilita e agrupa  o registro dos cuidados prestados ao paciente de forma sistemática, melhorando a segurança do paciente. **Conclusão:** O prontuário eletrônico permite que os registros do paciente estejam disponiveis em tempo real, onde essas informações representam uma importante ferramenta na segurança do paciente por reduzir a possibilidade de erros. É considerado o principal meio de transmissão de informações para equipe multiprofissional e para continuidade da assistência segura**.  Contribuições para a enfermagem: **O prontuário eletrônico é uma ferramenta que armazena as informações sobre o paciente e permite o acompanhando do seu processo de cuidados à saúde.


Referências:
1.MARIN, H. F. Sistemas de informação em saúde: considerações gerais. Journal of Health Informatics, v. 2, n. 1, 2010. 2.PINTO, V. B. Prontuário eletrônico do paciente: documento técnico de informação e comunicação do domínio da saúde. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, n. 21, 2006.