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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8450204


8450204

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE: AUTO CUIDADO COM CRIANÇAS, UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL

Autores:
Laura Campos Barbosa|laura.faen@gmail.com|enfermeira|residente de Enfermagem|enfermeira Residente|hospital Pequeno Príncipe ; Luciana Almeida de S. Rodrigues|laura.faen@gmail.com|enfermeira|enfermeira|enfermeira|hospital Pequeno Príncipe ; Gênesis Vivianne Soares Ferreira Cruz|laura.faen@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|docente|universidade Federal de Mato Grosso

Resumo:
**Introdução: **Os educadores de enfermagem tem buscado integrar nos alicerces do processo educativo, a construção do conhecimento, que enfatize além do processo ensino – aprendizagem, a autoaprendizagem. Novas metodologias utilizadas na formação dos enfermeiros, visando agregar a teoria e a prática vem sendo desenvolvidas, com especial destaque jogos e atividades lúdicas. **Objetivo: **Relatar o uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem em acadêmicos de enfermagem.** Metodologia**: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, acerca da aplicação de atividades lúdicas no ensino de enfermagem, na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva. As atividades foram realizadas semanalmente em sala de aula, no período de 1 bimestre, ano de 2018. Participaram das atividades, 23 alunos de graduação em enfermagem de uma universidade privada do estado do Paraná. As atividades consistiam em desenvolvimento/criação de jogos pelos alunos, para o ensino da temática vigilância em saúde. **Resultados**: As atividades lúdicas, proporcionaram um ambiente descontraído e interativo, onde os alunos por meio do uso da criatividade e trabalho em equipe, construíram e implementaram o conhecimento. O uso desta metodologia, ajudou os alunos na compreensão do conteúdo proposto, além de promover a junção do conhecimento teórico na prática clínica. **Conclusão**: O uso do lúdico é um importante recurso pedagógico para o ensino da enfermagem, contribuindo para o que o aluno possa construir o conhecimento, de forma crítica e analítica, em um ambiente descontraído e criativo. **Contribuições para a Enfermagem: **Esperamos por meio das atividades desenvolvidas, contribuir para o aprimoramento do ensino de enfermagem, ajudando os alunos a desenvolver um raciocínio clínico –analítico, além da criatividade e trabalho em equipe.


Referências:
1. Falkembach, Gilse A. Morgental. O lúdico e os jogos educacionais. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação,. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf