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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8429218


8429218

A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Autores:
Carla Eduarda Bubniak|carlabubniak@gmail.com|estudante de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|pontifícia Universidade Católica do Paraná ; Letícia Driele Machado||estudante de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo:
**Introdução:** Apesar das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) apresentarem importante preocupação para a saúde pública, ainda, existe um elevado quantitativo de pessoas que não possui adequadas informações a seu respeito. Compreendendo que as práticas sociais são mediadas pelas representações sociais, acredita-se que a identificação das representações sociais possibilitará a execução de atividades de educação em saúde mais efetivas para minimizar a vulnerabilidade frente às IST. **Objetivos:** Relatar as atividades desenvolvidas, no ano de 2017, no âmbito de projetos que aliam a pesquisa e a extensão acerca da promoção da saúde e da prevenção de IST junto a diferentes grupos populacionais no município de Macaé/RJ. **Metodologia:** Trata-se de estudo descritivo e qualitativo, cujos dados advêm do projeto de pesquisa “Representações sociais relacionadas à promoção da saúde e à prevenção de IST/HIV/AIDS em grupos populacionais de Macaé-RJ” – aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, sob CAAE nº 49524415.3.0000.5699 e parecer nº 1.278.679 – e do projeto de extensão “Promoção da saúde e prevenção das IST/HIV/AIDS: ações extensionistas numa abordagem em Macaé”. **Resultados:** Os projetos em questão são desenvolvidos de forma interligada. Inicialmente, tem-se a coleta de dados através de formulário, sobre as representações sociais construídas frente às IST. Com base nos resultados obtidos, efetivam-se ações de educação em saúde (individuais e coletivas). No ano de 2017, foram realizadas: aplicação de 300 questionários com graduandos da área de saúde; atividades de educação permanente junto a Agentes Comunitários de Saúde; “Sessões Cinema”, que consistem em exibições, com posterior discussão, de filmes sobre a temática em tela nos projetos; e Seminários sobre Papiloma Vírus Humano (HPV) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). **Conclusões:** As atividades realizadas no âmbito dos projetos possibilitam o compartilhamento de saberes acerca das IST, bem como o fomento ao cuidado de si e a busca pela desconstrução de preconceitos e tabus.


Referências:
1. SILVA, Lauanna Malafaia da; CORTEZ, Elaine Antunes. Oficinas de educação permanente sobre infecção sexualmente transmissível: relato de experiência. Rev. enferm. UFPE on line; 11(supl.5): 2250-2256, maio 2017. 2. SOUZA, Maria das Dores Duarte de, et. al. Conhecimento dos idosos da estratégia saúde da família em relação ao HIV/AIDS. Rev. enferm. UFPE on line; 10(11): 4036-4045, Nov. 2016. 3. SILVA, Richardson Augusto Rosendo da, et. al. Conhecimento de estudantes adolescentes sobre transmissão, prevenção e comportamentos de risco em relação as DST/HIV/AIDS. Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 8(4): 5054-5061, out.-dez. 2016.