8418016 | A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO DE ENFERMAGEM SOBRE AMAMENTAÇÃO NA IMUNIZAÇÃO DE LACTANTES – RELATO DE EXPERIENCIA | Autores: Carlos Freitas Lisboa|junior.lisboafs@gmail.com|enfermagem|graduando do Curso de Enfermagem|estudante|faculdades Sao Jose ; Thamiris Melo da Silva||enfermagem|pos-graduanda Em Enfermagem Obstetrica|enfermeira|estacio ; Erildo Wolfgramm||enfermagem|graduado|enfermeiro|clinica da Família Pedro Ernesto ; Anne Marcelle Marques Coelho||nutriçao|doutoranda|nutricionista|clinica da Família Pedro Ernesto ; Carla Oliveira Shubert||enfermagem|doutoranda|enfermeira|faculdades Sao Jose |
Resumo: Pessoas que convivem com o HIV sofrem impacto no contexto biológico, pessoal e
social levando a alterações que requerem estratégias de informação e
orientação direcionadas a elas e aos profissionais que as acompanham no
cotidiano dos serviços. As tecnologias educacionais são ferramentas que podem
intermediar esse processo de educação em saúde, mas para garantir
confiabilidade ao seu conteúdo, é necessário que passem pelo processo de
validação. **O****bjetivo: **Validar tecnologia educacional para subsidiar
ação de profissionais de saúde junto a pessoas convivendo com HIV. **Método:**
Estudo metodológico, realizado em Unidade de Referência em Belém-Pará.
Participaram 11 juízes e 51 pessoas convivendo com HIV. Para a coleta de dados
utilizou-se a escala Likert. Os dados foram analisados por estatística
descritiva e testes estatísticos para verificação da confiabilidade e
consistência interna. **Resultado:** o Alfa de Cronbach apresentou valores
confiáveis para juizes e público alvo. O Kruskal-Wallis testou as hipóteses H0
e H1, aceitou-se H0 com significância para juízes e público-alvo, demonstrando
concordância nas respostas com mínimo de 70%. **Conclusão:** A tecnologia
apresenta alta confiabilidade e boa consistência interna, sendo considerada
adequada. **Contribuicões para enfermagem: **Ao validar uma tecnologia
educacional para pessoas convivendo com HIV, se disponibiliza um instrumento
qualificado para a ação de enfermagem junto a eles favorecendo o acesso à
orientações que podem facilitar seu cotidiano.
**Referências: **
1. Benevides JL, Coutinho JFV, Pascoal LC, Joventino ES, Martins MC, Gubert FA, et al. Development and validation of educational technology for venous ulcer care. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2016 Mar/Apr [cited 2018 Jun 20];50(2):306-12. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v50n2/0080-6234-reeusp-50-02-0309.pdf
2. Lins SMSB, Leite JL, Godoy S, Fuly PSC, Araujo STC, Silva IR. Validation of the adherence questionnaire for Brazilian chronic kidney disease patients under hemodialysis. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 May/June [cited 2018 June 15];70(3):558-65. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n3/0034-7167-reben-70-03-0558.pdf
Descritores: Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; HIV
Referências: 1 Benevides JL, Coutinho JFV, Pascoal LC, Joventino ES, Martins MC, Gubert FA, et al. Development and validation of educational technology for venous ulcer care. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2016 Mar/Apr [cited 2018 Jun 20];50(2):306-12. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v50n2/0080-6234-reeusp-50-02-0309.pdf
2 Lins SMSB, Leite JL, Godoy S, Fuly PSC, Araujo STC, Silva IR. Validation of the adherence questionnaire for Brazilian chronic kidney disease patients under hemodialysis. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 May/June [cited 2018 June 15];70(3):558-65. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v70n3/0034-7167-reben-70-03-0558.pdf |