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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8416733


8416733

EFETIVIDADE DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE FEMININA

Autores:
Alessandra Taís dos Santos|alessandratais_santos@hotmail.com|enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Mato Grosso ; Amanda da Silva Moreira||enfermagem|graduada|enfermeira|universidade Federal do Mato Grosso ; Valeria Lazarotto||enfermagem|graduada|enfermeira|universidade Federal do Mato Grosso ; Patrícia da Costa Marisco||farmacêutica|doutora|docente do Ics da Universidade Federal de Mato Grosso|universidade Federal do Mato Grosso ; Alexandra Secretti Prevedello||medica|especialista|docente do Ics da Universidade Federal de Mato Grosso|universidade Federal do Mato Grosso

Resumo:
O conceito básico de Liderança Situacional é a inter-relação entre a quantidade de orientação e direção (comportamento de tarefa) que o líder oferece, a quantidade de apoio sócio-emocional (comportamento de relacionamento) dado pelo líder e o nível de prontidão (maturidade) dos subordinados no desempenho de uma função, tarefa ou objetivo específico”1**. **Este trabalho teve o objetivo de desenvolver a liderança e a capacidade de gestão do enfermeiro, em unidades de internação pediátricas, de um hospital de grande porte, do município de São Paulo, com 58 leitos, entre 2016 e 2017. A população alvo foi de 13 enfermeiras, responsáveis pelas unidades de internação e respectivas equipes de auxiliares de enfermagem. O plano de ação incluiu medidas de desenvolvimento da liderança e de gestão de unidades, baseadas na descrição dos estilos de liderança propostos pela Teoria da Liderança Situacional. Além disso, foram feitas reuniões periódicas de feedback, individuais e em grupo.  A efetividade foi medida através de nova aplicação, após 1 ano, da escala de maturidade profissional e comparando-se os resultados. Percebemos que em 2016, 46% das enfermeiras estavam no nível M2 na escala de maturidade e apenas 7,7% apresentavam prontidão M4. Após a implementação das ações de acordo com os Estilos de Liderança, nota-se que apenas 15,3% estão agora no nível M2 e 30,7% atingiram o nível M4. Percebemos ainda, um salto de 15,3% do nível de maturidade M3 e de 23% no nível M4, de um ano para o outro. Referência Bibliográfica – 1. Hersey, P.; Blanchard, K.H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. Trad. Edwino A.Royer. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.


Referências:
1. Simões ANA, Favero, N. O desafio da Liderança para o enfermeiro. Rev. Latino Am. Enfermagem [on line], set./out. 2003, v 11, n 5[citado 24 agosto 2004], p. 567-573 Disponível na World Wide Web, http://www.scielo.br/scielo.php? 2.Sousa LB, Barroso MGT. Reflexão sobre o cuidado como essência da liderança em enfermagem. Esc. Anna Nery Ver. Enferm. 2009 jan-mar; 13 (1): 181-187 3.Hersey, P.; Blanchard, K.H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. Trad. Edwino A. Royer. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.