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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8406463


8406463

A INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO COMO DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Alexandra Ferreira|xanferr@gmail.com|estudante de Pós-graduação|enfermeira|estudante de Pós-graduação|universidade Federal de Santa Catarina ; Viviana Mariá Drager|vividraeger@hotmail.com|estudante de Pós-graduação|enfermeira|estudante de Pós-graduação|universidade Federal de Santa Catarina ; Selma Regina de Andrade|selma.regina@ufsc.br|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professora do Departamento de Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Andriela Backes Ruoff|andriback@gmail.com|estudante de Pós-graduação|mestre Em Enfermagem|estudante de Pós-graduação|universidade Federal de Santa Catarina ; Susana Cararo Confortin|susanaconfortin@gmail.com|estudante de Pós-graduação|doutora Em Saúde Coletiva|estudante de Pós-graduação|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS)¹.O enfermeiro tem a responsabilidade de executar as práticas assistenciais, educativas e preventivas na APS². Objetivos: Relatar a vivência teórico-prática, em um centro de saúde, de acadêmicas da nona fase do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil**. **Metodologia: Trata-se de um relato de experiência reflexivo baseado na vivência das discentes na disciplina de Estágio Supervisionado I, desenvolvida no período entre março e junho de 2018.Resultados: Realizamos consultas de demanda espontânea e programática às pessoas nos diversos ciclos de vida. Organizamos e participamos do dia “D” de vacinação contra o vírus Influenza, de atividades educativas do Programa Saúde na Escola (PSE), reuniões dos grupos de educação em saúde, visitas domiciliares, e vacinação dos acamados durante a campanha de vacinação.Conclusões:As atividades teórico–práticas contribuíram para a formação, consolidação e o exercício das competências e habilidades privativas do enfermeiro, assim como, o desenvolvimento da tomada de decisões, a prática da comunicação, liderança, administração e o gerenciamento na APS. Contribuições: Este relato nos permitiu refletir sobre a prática do cuidar na Atenção Primária à saúde e a importância do enfermeiro  e neste processo.


Referências:
1BRASIL. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, em 22 de setembro de 2017. 2 Barbiani R, Dalla Nora CR, Schaefer R. Práticas do enfermeiro no contexto da atenção básica: scoping review [Internet].2018 julho[citado em 10 de jul. 2018]; Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rlae/v24/pt_0104-1169-rlae-02721.pdf