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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8324994


8324994

NEONATOS E SUAS MÃES: COLONIZAÇÃO POR MICRORGANISMOS MULTIRRESISTENTES EM UMA UNIDADE NEONATAL

Autores:
Andressa Midori Sakai|andressasakai@hotmail.com|enfermeiro|pós-graduada|mestranda|universidade Estadual de Londrina ; Nathália Aparecida Andrade de Souza|nathaliaapss@gmail.com|graduanda de Biomedicina|estudante|estudante|unifil ; Renata Lima da Silva|renata_lima1997@hotmail.com|graduanda de Enfermagem|estudante|estudante|universidade Estadual de Londrina ; Jaqueline Dario Capobiango|jaquedc@uel.br|médica|doutora|médica Infectologista Pediátrica|hospital Universitário de Londrina ; Edilaine Giovanini Rossetto|ediluizrossetto@gmail.com|enfermeiro|doutora|professora Adjunta Dep. Enfermagem|universidade Estadual de Londrina ; Gilselena Kerbauy|gilselena@hotmail.com|enfermeiro|doutora|professora Dep. Enfermagem|universidade Estadual de Londrina

Resumo:
**Introdução: **Este estudo tem por objeto as representações de morte e morrer ara acadêmicos de enfermagem, e como objetivo identificar na literatura nacional brasileira a sobre a temática morte e morrer e suas representações para acadêmicos de enfermagem. **Metodologia: **Revisão integrativa de literatura de caráter descritivo e exploratório, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre os anos de 2006 a 2018. Foram encontradas 618 produções bibliográficas, destes somente 12 vão ao encontro do objeto, sendo a bibliografia potencial. **Resultados : **A  representação de morte e morrer para os acadêmicos de enfermagem, contida na bibliografia potencial assinala que o medo e a impotência trazem conflitos na formação do acadêmico. A formação baseia-se a lógica do curar, e essa premissa é sustentada pelo currículos ainda inflexíveis na quais as discussões sobre morte e morrer ainda encontram-se superficiais1. **Conclusão:  **A insuficiência curricular, no que concerne a morte e morrer representada no medo e impotência faz com que o graduando tenha dificuldade em desligar-se da lógica do curar e em face a morte os conflitos emergem levando o acadêmico ao sofrimento. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem:**  A área da saúde é o setor com mais contato com o fenômeno morte e morrer, e por isso necessita de atenção especial. Neste cenário destaca-se a equipe de Enfermagem, na qual o cuidar no processo de morte e morrer, comumente, torna-se um fardo, num ambiente composto por sofrimento, angustias e medos. Debruçar-se sobre a temática possibilita o profissional maior reflexão sobre a mesma, de tal forma que conflitos sejam evitados e não interfiram no processo de trabalho.


Referências:
1. Stochero HM et al. Sentimentos e dificuldades no enfrentamento do processo de morrer e de morte por graduandos de enfermagem. Aquichan [Internet] 2016 [cited 2018 July 16];16(2):219-229.