Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8321515


8321515

DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS CADASTRADOS EM UMA ESF NO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA

Autores:
Gabriela Luciana de Souza Figueiredo|gabyfigueiredoenf@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem do 8º Semestre|discente|universidade da Amazônia - Unama ; Alessandra Rafaela Cardoso Amaral|amaral.arc@gmail.com|estudante|acadêmica do 10º Semestre|discente|universidade Federal do Pará - Ufpa ; Juliane Conceição Costa Ribeiro|julianeec.ribeiro@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem do 10º Semestre|discente|universidade da Amazônia - Unama ; Leane dos Reis Costa|leanereis12@hotmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem do 8º Semestre|discente|universidade da Amazônia - Unama ; Renata Glaucia Barros da Silva Lopes|enfermagem.alcindo@unama.br|enfermeira|mestre Em Epidemiologia|coordenadora E Docente do Curso de Enfermagem da Unama|universidade do Estado do Pará - Uepa

Resumo:
Introdução: a educação em saúde é uma ferramenta indispensável para o cuidado de enfermagem à mulher no período gravídico. Assim, é necessário que o enfermeiro alie o cuidado com as ações educativas, tendo como objetivo o compartilhamento de práticas e saberes por meio de uma relação horizontalizada, exercendo um papel de cuidador e educador1. Objetivo: relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem durante o desenvolvimento de ações educativas em um grupo de gestantes. Metodologia: trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicas de enfermagem, da Universidade Franciscana, durante o desenvolvimento de ações educativas em um grupo de gestantes de uma Estratégia de Saúde da Família. Resultados: as ações educativas mostraram-se efetivas no cuidado às gestantes, já que as mesmas tiveram a possibilidade de expressar os seus sentimentos e anseios quanto à gravidez e aos cuidados com o bebê após o nascimento. O grupo é importante na medida que possibilita ao enfermeiro ressignifcar o cuidado por meio da troca de saberes e levando em consideração o conhecimento popular das gestantes. Conclusões: é importante que durante as orientações o enfermeiro considere o conhecimento prévio e a história de vida das gestantes para que possa realizar as suas ações indo ao encontro das necessidades dessas. Ações desenvolvidas em grupos educativos para as gestantes empoderam a mulher nesse período de ansiedades e incertezas. Implicações para a Enfermagem: é necessário o fortalecimento do desenvolvimento de espaços coletivos, de troca de saberes para que seja possível desenvolver um cuidado com vistas à promoção da saúde e bem-estar das gestantes.


Referências:
1. Guerreiro EM, Rodrigues DP, Queiroz ABA, Ferreira MA. Educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal: sentidos atribuídos por puérperas. Rev Bras Enferm. 2014; 67(1): 13-21.