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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8313494


8313494

PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS: PRÁTICAS DOS ENFERMEIROS

Autores:
Carla Rafaela Teixeira Cunha|ca_rafa_enf@hotmail.com|enfermeira|mestre|doutoranda|universidade Federal de Mato Grosso ; Thalita Tonial Pauletto|thalitapauletto@hotmail.com|enfermeira|mestre|residente|universidade Federal de Mato Grosso ; Annelita Almeida Oliveira Reiners|annereiners.ar@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal de Mato Grosso ; Rosemeiry Capriata Souza Azevedo|rosemeirycapriataazevedo@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal de Mato Grosso ; Abigail Roxana Nina Mamani||enfermeira|mestre|discente|ufmt ; Akeisa Dieli Ribeiro Dalla Vechia||enfermeira|mestre|discente|ufmt

Resumo:
A Simulação Realística (SR) é uma metodologia de treinamento por meio de cenários clínicos e tecnologias, para favorecer a interatividade e a troca de conhecimento. A comunicação é instrumento na humanização do cuidado e da segurança do paciente, pois as relações interpessoais entre os indivíduos permitem vínculos e cuidado seguro. OBJETIVO: relatar a oficina dos cinco sentidos desenvolvida com estudantes de graduação em Enfermagem. MÉTODO: estudo descritivo, relato de experiência a partir de simulação realística aplicada por meio de 3 circuitos no laboratório de fundamentos. A atividade foi desenvolvida com estudantes do quarto período do curso de Enfermagem de uma instituição pública de ensino do município de Curitiba/PR na disciplina Fundamentos, em Junho/2017. No primeiro circuito, tato e visão, os discentes vendados foram instruídos gentilmente a colocar as mãos em caixas com objetos diferentes ou menos comuns na prática profissional. No segundo, visão e audição, os discentes vendados foram acomodados e conduzidos bruscamente na cadeira de rodas até um leito. Simulou-se procedimentos nos estudantes, como: assepsia, garroteamento, punção venosa e instalação de medicação, com comunicação ríspida e inadequada aos princípios de segurança do paciente. No terceiro circuito, paladar e olfato, às cegas e sem orientação, os discentes foram apresentados a diferentes aromas e sabores. RESULTADOS: a vivência de situações rotineiras aos usuários dos serviços de saúde despertou sentimentos, como: medo, ansiedade, impotência, insegurança e dependência. Viabilizou identificar as características definidoras e fatores relacionados de diagnósticos de Enfermagem acerca da comunicação inadequada. Identificou-se a inter-relação entre comunicação e segurança do paciente. CONCLUSÃO E CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA: a simulação realística contribuiu na construção dos conhecimentos dos graduandos para uma prática humanizada e segura, mediante a valorização da comunicação nos ambientes dos serviços de saúde, conforme determina a portaria da segurança do paciente e o codigo de etica profissional.


Referências:
BROCA PV, FERREIRA MA. Processo de comunicação na equipe de enfermagem. Esc Anna Nery. 2015; 19 (3): 467-474. Costa JGF, Aguiar ARC, Araújo ALLS, Basílio ABS, Costa RRO, Melo PD, et al. Práticas contemporâneas do ensino em saúde: reflexões sobre a implantação de um centro de simulação em uma universidade privada. Rev Bras Pesq Saúde. 2013; 15 (3): 85-90.