Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8312172


8312172

Atuação do enfermeiro nos cuidados Oxigenação por Membrana Extra Corpórea (ECMO)

Autores:
Elaine Monico Raimundo|nanimonico_@hotmail.com|técnico Em Enfermagem|técnico Em Enfermagem|técnico Em Enfermagem|hospital Israelita Albert Einstein

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: A gestação compreende um período no qual a mulher traz em seu ventre um ou mais conceptos, sendo marcada por profundas transformações biopsicossociais. Neste sentido, é de extrema importância que o Enfermeiro compreenda as mudanças nesse período e possa intervir de maneira a evitar intercorrências desnecessárias à mulher e ao feto. **OBJETIVO: **Relatar os principais diagnósticos de enfermagem encontrados durante as consultas de pré-natal de risco habitual na Atenção Básica. **METODOLOGIA: **Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, realizado por discentes do curso de bacharelado em Enfermagem no período de março a abril de 2017, durante estágio curricular obrigatório em uma Unidade Básica de Saúde em Belém-Pará. **RESULTADOS**: Durante as consulta de enfermagem, os diagnósticos mais freqüentes encontrados no pré-natal foram: 1) Risco de Infecção; 2) Dor Aguda; 3) Nutrição Desequilibrada; 4) Ansiedade; 5) Insônia e 6) Constipação. **CONCLUSÃO: **Com a identificação dos principais Diagnósticos de Enfermagem encontrados, observamos que a prática da consulta de enfermagem deve ser valorizada, especialmente nas UBS, pois é a porta de entrada para grande parte das gestantes. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: **É através das consultas que o Enfermeiro estabelece vínculo com as gestantes, aumenta a interação e a confiança, e contribui assim para minimizar os problemas, visando sempre em prestar cuidados conforme as necessidades de cada gestante, buscando um planejamento da assistência melhor.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica do óbito materno. Brasília, DF, 2009. 2. SILVA, M. E. D. C. et al. A sistematização da assistência de enfermagem na ótica de enfermeiros da Estratégia Saúde da família. Revista Interdisciplinar Novafapi, Teresina, v. 3, n. 3, p.11-16, jul./ago./set. 2010. 3. STUMM, K.E. et al. Tendência de estudos acerca do cuidado pré-natal na enfermagem no Brasil. Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, v. 2, n. 1, p. 165-173, jan/abr. 2012.