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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8312119


8312119

ADESÃO À MAMOGRAFIA NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Autores:
Cyndi Myrelle da Silva Barros Romão|cyndimyrelle94@gmail.com|enfermeira|enfermeira Generalista|residente Em Infectologia|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ; Maria Karolina de Souza Rodrigues|k-arolrodrigues@hotmail.com|enfermeira|enfermeira Generalista|residente Em Infectologia|cesmac ; Caroline Barão de Araujo|cacabarao@hotmail.com|enfermeira|enfermeira Generalista|residente Em Infectologia|universidade Federal de Alagoas

Resumo:
**Introdução: **Este relato de experiência é fruto da vivência como monitores participantes na construção de oficinas acerca Valores Éticos e Direitos Humanos. **Objetivo: **Descrever a experiência de monitores na Subárea Fundamental Ética Social. **Metodologia: **Relato de Experiência realizado na Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Subárea Fundamental Ética Social, entre 2016-2018. Contabilizou 5 turmas orientadas pela equipe de monitores sob supervisão das 2 professoras da subárea. As orientações aconteceram em grupos variando de 4 até 6 acadêmicos. **Resultados: **A monitoria possibilitou o acompanhamento, desenvolvimento, apresentação de oficinas e reflexão acerca de valores éticos e direitos humanos à educação, saúde, meio ambiente, moradia, participação social, educação, trabalho, alimentação adequada e a vida; além de direitos humanos de negros e índios, gênero e sexualidade e liberdade de expressão religiosa. Houve a aproximação da equipe de monitores com a rotina, elaboração de aulas, planejamento da subárea, lançamento de notas e frequência, preenchimento e encaminhamento de relatório final da subárea.   **Conclusão: **Estas atividades proporcionaram a vivência de práticas docentes, o constante aprendizado e a aproximação entre corpo discente e docente. Tratou de relevantes questões para formação profissional e social dos alunos e monitores, contribuindo para formação crítico-reflexivo. Priorizou o ensino horizontal, valorizando o conhecimento dos acadêmicos e a troca de saberes e experiências. **Contribuições para Enfermagem: **A formação crítico-reflexiva para os futuros profissionais da saúde possibilita aos acadêmicos de enfermagem futuros Enfermeiros a compreensão das diversas realidades sociais existentes; nos permitindo pensar e agir de maneira ampla, reflexiva e integralizada.


Referências:
Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal; 1988