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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8304209


8304209

MUSICOTERAPIA E ENFERMAGEM: POSSIBILIDADES DE CUIDADO NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE

Autores:
Josias de Lima Meneses|josiaslmeneses@gmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação Associado Aben|estudante|discente de Enfermagem|universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc ; Maraíza Borges Wolff|maraiza.bw02@gmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação|estudante|discente de Enfermagem|universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc ; Carine da Silva|cariine.siilvaa@gmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação|estudante|discente de Enfermagem|universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc ; Sarah Dany Zeidan Yassine|sarinhazeidan@gmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação|estudante|discente de Enfermagem|universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

Resumo:
**Introdução:** Constitui-se um desafio para os pesquisadores construir a pesquisa com a participação da criança1. Assim encontrar uma metodologia que se adeque as necessidades dos mesmos, torna-se condição _sine qua non_ para a construção do protagonismo das mesmas2.** Objetivo:** analisar a importância do uso de um instrumento lúdico, chamado Mapa dos Cinco Campos (MCC) para qualificar o cuidado de crianças vinculadas ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi). **Metodologia:** trabalho de campo realizado no período de abril a Julho de 2016 em um CAPSi, por meio da observação participante, entrevistas narrativas e diário de campo. **Resultados:** observou-se que o MCC correspondeu a um instrumento lúdico que aproximou as crianças da pesquisadora, permitindo a construção de vínculos. Outro ponto forte da utilização da metodologia foi à possibilidade de mapear as pessoas da rede social e afetiva das crianças participantes e assim estabelecer estratégias para fortalecer o cuidado integral. A expressão oral foi importante para que elas se sentissem valorizadas e protagonistas de suas histórias. **Conclusões:** Observa-se a dimensão terapêutica do MCC, possibilita a expressão oral e também a escolha das pessoas da rede social e afetiva, as quais são identificadas durante a atividade com o mapa. Percebe-se que a participação efetiva das crianças acontece mediada pela utilização de instrumentos lúdicos que estimulem suas próprias escolhas. **Implicações para Enfermagem:** o uso do MCC revela-se um cuidado inovador com potencial para colaborar com a promoção da saúde. Acredita-se que as metodologias inovadoras favorecem o protagonismo infantil, pois contribuem para o contexto acadêmico na pesquisa com este público.


Referências:
1. CORDEIRO AP, PENITENTE LAA. Questões teóricas e metodológicas das pesquisas com crianças: algumas reflexões. Rev Diálogo Educ. 2014; 14(41):61-79. 2. COUTO MCV, DELGADO PGG. Crianças e adolescentes na agenda política da saúde mental brasileira: inclusão tardia, desafios atuais. Psicologia Clín. 2015; 27(1):17-40.