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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8297704


8297704

DESAFIO DA ENFERMAGEM SOB O OLHAR DAS INIQUIDADES SOCIAIS EM SAÚDE.

Autores:
Ludmilla Pimentel Castro de Santana|ludmillap_castro@hotmail.com|estudante|bacharelando Em Enfermagem|bacharelando Em Enfermagem|universidade Salvador ; Aléxia Ariel Alcântara Ferreira|alexiaferreira@hotmail.com|estudante|bacharelando Em Enfermagem|bacharelando Em Enfermagem|universidade Salvador ; Julia Sá Mendes|jusmendes5@gmail.com|estudante|bacharelando Em Enfermagem|bacharelando Em Enfermagem|universidade Salvador ; Ruth Souza Alves|meruthalves@gmail.com|estudante|bacharelando Em Enfermagem|bacharelando Em Enfermagem|universidade Salvador

Resumo:
Prosa em roda é um projeto de Extensão baseado na metodologia da Terapia Comunitária Integrativa (TCI). A TCI integra, desde 2008, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, na Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Com respeito, acolhimento e inclusão, a Prosa em roda possibilita que os participantes compartilhem as angústias e ansiedades do cotidiano, constituindo um espaço de crescimento pessoal e coletivo1. A TCI teve início na Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais (UNIFAL-MG) em meados de 2016. Atualmente é denominado Prosa em Roda, nome mais informal, com o intuito de atrair maior número de estudantes. Os encontros ocorrem durante o período letivo, semanalmente. A duração das rodas é de, no máximo, duas horas, na mesma sala. Não é necessária inscrição prévia e a cada participação o estudante recebe duas horas de atividade complementar. A divulgação é feita pelas mídias de comunicação social da UNIFAL-MG. Até maio de 2018 foram beneficiados cerca de 350 estudantes de graduação. Os temas mais frequentes das rodas foram: pressão na vida universitária, sentimentos de incapacidade e baixa autoestima, conflitos nas relações interpessoais, ansiedade, auto cobrança, preocupação com familiares e pessoas próximas, saudades da família, impotência, decepções e sobrecarga de atividades. As formas de enfrentamento mais utilizadas foram: buscar apoio na fé espiritual, estabelecimento de vínculos e boas relações interpessoais, investir tempo para pensar e se conhecer, contar com pessoas próximas e valorizar aspectos positivos da vida. Observamos que o projeto possibilita aos participantes o desenvolvimento de uma nova consciência social sobre a origem e implicações do sofrimento humano. E, em meio às dificuldades diversas, descobrem suas potencialidades e capacidades transformadoras.


Referências:
1- Barreto A.P. Terapia Comunitária passo a passo. Fortaleza-CE: Gráfica LCR, 2010. 2- Panúncio-Pinto M.P.; Colares M.F.A. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina, Ribeirão Preto, 48(3): 273-81, 2015.