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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8271959


8271959

EXPERIÊNCIA EM PUERICULTURA DA ENFERMEIRA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Aline Alcântara Pimenta|alinealc21@yahoo.com.br|enfermeira|mestranda Em Ciências|enfermeira|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – Usp ; Ana Paula Ferreira|ferreira.anap77@hotmail.com|enfermeira|mestranda Em Ciências|enfermeira|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – Usp

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A Educação em Saúde constitui instrumento promotor da qualidade de vida de indivíduos, famílias e comunidades, por meio de ajuste de saberes e recursos intrínsecos.1**OBJETIVOS: **Relatar o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na capacitação de estudantes de enfermagem participantes de um projeto de extensão. **MÉTODOS: **Relato de experiência vivenciado junto a alunos da graduação em Enfermagem participantes do projeto “Assistência e apoio às famílias de pacientes crônicos no domicílio”. **RESULTADOS: **Após identificação das principais lacunas vivenciadas durante as visitas domiciliares foram realizadas oficinas de capacitação usando metodologias ativas que envolveram desde o planejamento e operacionalização das VD até o registro das mesmas nos prontuários das famílias. As oficinas possibilitaram reconhecer as dificuldades experienciadas e constituíram espaços profícuos de interações, construção de conhecimento e troca de saberes entre alunos da graduação e pós-graduação participantes do projeto. **CONCLUSÕES: **O uso da TIC possibilitou conhecer as fragilidades dos alunos da graduação em relação à VD e planejar atividades coerentes ao nível de formação e necessidades apresentadas. Os acadêmicos passaram a sentir-se mais preparados e seguros para o desempenho de ações extensionistas, além de co-autores na construção e compartilhamento de conhecimentos, mediante a maior integração entre graduandos e pós-graduandos. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM NA APS: **A educação continuada tanto na graduação quanto no ambiente do SUS, visa contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos profissionais/futuros enfermeiros que irão atuar na atenção primária de saúde, fortalecendo a prevenção e a promoção da saúde.


Referências:
1-Jesus, S. J. A. O papel da educação em saúde frente às implicações da atenção básica: do profissional à comunidade. Rev. Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. Brasil, 2015; 3(1): 2-9.