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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8255571


8255571

PROCESSO DE ENFERMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Natalia Rodrigues Vieira|vieirarodriguesnaty@gmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação|enfermeiro|mestranda Em Enfermagem|universidade Regional do Cariri ; Amanda Gomes dos Santos||estudante de Graduação / Pós-graduação|pós-graduada|mestranda Em Enfermagem|universidade Regional do Cariri ; Felice Teles Lira dos Santos Moreira||estudante de Graduação / Pós-graduação|pós-graduada|mestranda Em Enfermagem|universidade Regional do Cariri ; Dailon de Araújo Alves||enfermeiro|mestre Em Enfermagem|professor|universidade Regional do Cariri ; Eloiza Barros Luciano Rolim||estudante de Graduação / Pós-graduação|enfermeiro|mestranda Em Enfermagem|universidade Regional do Cariri ; Célida Juliana de Oliveira||enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professor|universidade Regional do Cariri

Resumo:
**Introdução:** A tuberculose se apresenta como problema de saúde pública no Brasil e continua sendo negligenciada. **Objetivo:** Objetivou-se identificar as representações sociais da tuberculose pulmonar para a pessoa que adoece e seus comunicantes. **Método:** Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa construído à luz da Teoria das Representações Sociais. O estudo foi desenvolvido no município de Vitória da Conquista- BA. **Resultado:** Foram realizadas 14 entrevistas e os dados analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática. Foram construídas duas categorias de análise: 1) A representação da tuberculose pulmonar para o doente e para seus comunicantes e; A atenção dispensada pelos serviços de saúde.** Discussão:** Os participantes da pesquisa ancoraram suas representações sobre tuberculose à imagem fragilizada da pessoa adoecida e com estado de saúde deteriorado; a objetivação do medo acerca da transmissão da doença e; a forte relação entre tuberculose e morte. As representações sociais emergiram a partir do universo consensual. Em tal universo de conhecimento tudo o que é dito ou feito, confirma crenças, experiências de vida e interpretações adquiridas. Observou-se falas com discreta referência à atuação das equipes de Atenção Primária à Saúde, simultaneamente à valorização do atendimento dispensado pelo centro de Referência em Tuberculose do município cenário do estudo, com destaque ao acolhimento e vínculo presentes na relação usuários-profissionais de saúde, como elementos contributivos ao processo de cura. Em tal categoria observou-se a objetivação da representação dos serviços, em que noções abstratas foram transformadas em algo concreto. **Considerações Finais:** Os dados da pesquisa apontam para a necessidade de descentralização das ações de controle da tuberculose às equipes de Atenção Primária à Saúde e a desconstrução de estereótipos que impactam negativamente ao processo que envolve o diagnóstico, o tratamento e a cura. **Contribuições/Implicações para Enfermagem: **Potencializar as ações de controle da tuberculose, especialmente na Atenção Primária à Saúde.


Referências:
Jodelet D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: Jodelet D. (Org.) As representações sociais. Trad. Lilian Ulup.Rio de Janeiro: EdUERJ; 2001. Cap 1. 17-44. Moscovici S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar; 1978. 291 p. Pôrto A. Representações sociais da tuberculose: estigma e preconceito. Rev Saúde Pública. 2007; 41:(supl.): 43-9. Souza SS, Silva DMGV, Meirelles BHS. Representações sociais sobre a tuberculose. Acta paul. enferm. [Internet]. 2010; 23(1): 23-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010321002010000100004&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000100004.