Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8248274


8248274

LICETUS FORTUNIO, PREMATURO NO SÉCULO XVI E O ADVENTO DA INCUBADORA NEONATAL NO SÉCULO XIX

Autores:
Tatiana de Oliveira Gomes|tatiogomes83@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|tecnologista Junior, No Cargo de Enfermeira Neonatal, No Instituto Fernandes Figueira / Fundação Oswaldo Cruz (iff/fiocruz).|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Sarah Goes Barreto da Silva Moreira|sarahbarretorj@yahoo.com.br|enfermeira|especialista Em Terapia Intensiva Adulto E Neonatal/pediatria.|servidora da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro/hospital Municipal Carmela|universidade Federal do Estado do Rio

Resumo:
**Introdução: **A síndrome edemigênica caracteriza-se pela retenção de líquido extracelular em consequência da função ineficiente da bomba cardíaca**, **reduzindo a circulação sanguínea da periferia gerando retenção aumentada de liquido capaz de comprometer a saúde. **Objetivos: **Descrever os resultados e intervenções de enfermagem para os diagnósticos débito cardíaco diminuído, volume de liquido excessivo e perfusão tissular periférica ineficaz em paciente hospitalizado com síndrome edemigênica. **Metodologia: **Estudo de caso norteado pelo raciocínio diagnóstico de Risner e os sistemas de classificação NANDA-I, NOC e NIC realizado em um hospital do interior paulista. A coleta de dados ocorreu no mês de maio de 2017.  O sujeito da pesquisa foi uma senhora, com 81 anos, cor branca, casada, aposentada, 1º grau incompleto portadora de insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Para este estudo os diagnósticos de enfermagem débito cardíaco diminuído, volume de liquido excessivo e perfusão tissular periférica ineficaz foram considerados. Parecer CEP: 2.599.089. **Resultados:** A categorização dos dados permitiu o agrupamentos dos sinais e sintomas tempo de enchimento capilar maior que 2 segundos, pulsos filiformes, sopro diastólico e edema em membros inferiores e identificou-se os diagnóstico de enfermagem da taxonomia II da NANDA-I débito cardíaco diminuído, perfusão tissular periférica ineficaz do domínio 4 atividade/repouso, classe 4 respostas cardiovasculares/pulmonares e volume de liquido excessivo do domínio 2 Nutrição, classe 5 hidratação. Para estes diagnósticos o resultado de enfermagem perfusão tissular foi implementado assim como as atividades de enfermagem da intervenção cuidados circulatórios. **Conclusão:** Através do julgamento clínico das respostas do indivíduo e do raciocínio de Risner foi possível identificar três diagnósticos de enfermagem que caracterizaram a síndrome edemigênica em decorrência da ICC, possibilitando estabelecer os resultados esperados e as intervenções de enfermagem. **Implicações para a Enfermagem**: Favorecer a concretização do uso de taxonomias NANDA-I, NOC e NIC e do Processo de Enfermagem na prática do enfermeiro.


Referências:
1. Araujo AM, Nóbrega MML, Garcia TR. Diagnósticos e intervenções de enfermagem para pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva utilizando a CIPE. Rev Esc Enferm USP. 2013; 47(2):385-92 2. Herdman TH, Kamitsuru S. NANDA - International nursing diagnoses: definitions & classification, 2015- 2017. Oxford: Willey-Blackwell; 2015. 3. Moorhead S, Johnson M, Maas ML, Swanson E. NOC - Classificação dos resultados de enfermagem. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2016. 4. Bulecheck GM, Butcher HK, Dochterman JM, Wagner CM. NIC - Classificação das intervenções de enfermagem. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2016.