Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8208814


8208814

O CONFORTO DE CUIDADORES FAMILIARES DA PESSOA COM CÂNCER

Autores:
Juliana Silva Azevedo|julianasazevedo9@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|bolsista de Iniciação Cientifica|membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa E Extensão Em Cuidado Humano E Enfermagem, da Universidade Federal do Paraná|universidade Federal do Paraná ; Michele Schmitz|micheleschmitz15@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|bolsista Voluntária de Iniciação Cientifica|membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa E Extensão Em Cuidado Humano E Enfermagem, da Universidade Federal do Paraná|universidade Federal do Paran ; Lara Adrianne Garcia Paiano da Silva|laraagps@gmail.com|enfermeira|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa E Extensão Em Cuidado Humano E Enfermagem, da Universidade Federal do Paraná|universidade Federa

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: O Projeto de monitoria 170014130405-2 Corujinhas da Amazônia, da Faculdade de Enfermagem visa auxiliar o discente no desenvolvimento da disciplina teórico-prático trabalhando a assistência à saúde aos grupos de gestantes e puérperas buscando a melhoria do processo ensino-aprendizagem. A monitoria é uma prática integrativa onde o monitor exercita a pesquisa para aprendizado próprio e demanda esforços de transmitir tais conhecimentos e experiências aos discentes monitorados1. **OBJETIVO**: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas do curso de graduação em enfermagem como monitoras. **METODOLOGIA**: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado das vivências de monitoria do curso de Enfermagem da UFPA no período de julho/2017 à janeiro/2018. **RESULTADOS**: As atividades como monitora fomentou o interesse pela prática docente, guiada pelo aprimoramento de conhecimentos, maior segurança e desempenho nos conteúdos. Quanto ao acompanhamento dos discentes, percebeu-se o crescimento acadêmico no decorrer dos estágios com a habilidade prática e o conhecimento teórico resultando em maior autoconfiança e segurança do aluno proporcionando liberdade para questionar e realizar atividades práticas. Com isso, a monitoria tende a proporcionar acolhimento por parte dos monitores, em virtude de que, o limite máximo de alunos por atendimento é de 6 à 7. **CONCLUSÃO**: A experiência proporcionou a fusão de conhecimentos pela elaboração e realização de metodologias e pela convivência com professores e alunos, que contribuíram para a formação profissional e consolidaram o desenvolvimento de ações essenciais à vida universitária.


Referências:
1.Nascimento Júnior, CAS; Souza, OC ; Ferreira, RS. Programa de Monitoria como Exercício do trabalho Docente: uma experiência na faculdade de biblioteconomia da Ufpa.v. 2, n.2 Minas Gerais; 2012.