Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8106769


8106769

DIMENSIONAMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO HOSPITAL OFTALMOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Marina Elias Rocha|marinaeliasrochaenf@gmail.com|enfermagem|mestre|enfermeira|universidade Federal de Goiás ; Lorena Tassara Quirino Vieira|lorenatassara4@hotmail.com|estudante|graduanda|medicina|pontificia Universidade Catolica de Goiás ; Maysa Rodrigues de Paula|maysardepaula@gmail.com|psicologia|graduada|psicologa|pontificia Universidade Catolica de Goiás ; Tainara Sardeiro de Santana|enftainara@gmail.com|enfermagem|especialista|enfermeira|universidade Federal de Goiás ; Valdecina Quirino Rodrigues.|vquirino@ufg.br|administração|mestre|administração|pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumo:
**Introdução:** As instituições de saúde têm reorganizado a prestação de serviço no intuito de atender a nova demanda conceitual e metodológica nos critérios de qualidade(1). De caráter multidimensional, a satisfação do cliente tem sido apresentada como medida para quantificar a qualidade dos serviços recebidos(2). **Objetivo:** Descrever a satisfação do cliente com a assistência de enfermagem durante internação hospitalar. **Metodologia:** Estudo transversal, com dados secundários, oriundos de pesquisa de satisfação auto-administrada. A amostra constituiu-se de 84 pacientes, no momento da alta hospitalar, dos setores de internação e UTI, de julho a setembro de 2018; realizado em um hospital privado de grande porte em Goiás, Brasil. **R****esultados:** A maioria da população era do sexo feminino (63%), com menos de 60 anos (63%), que estiveram no hospital pela primeira vez (53%) e por escolha própria (55%), estiveram exclusivamente no setor de internação (81%) e permaneceram por menos de 7 dias (72%); 90% dos pacientes relatou ter recebido informações pela equipe de enfermagem e 87% foram orientados quanto aos procedimentos realizados. A satisfação com a unidade hospitalar esteve estatisticamente associada apenas à satisfação com a enfermagem (p<0,000). **Conclusões:** A satisfação com a equipe de enfermagem foi fator associado à satisfação com o hospital. **Contribuições para a Enfermagem:** A enfermagem tem papel primordial na sustentabilidade da organização hospitalar, atribuindo a ela diferença no mercado de assistência em saúde, por contribuir significativamente com a satisfação do cliente.


Referências:
1. Santos MA, Sardinha AHL, Santos LN. Satisfação dos usuários com os cuidados dos enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(1):1–7. 2. Mármol MR, Cruz RM. Factores relacionados con la satisfacción en consultas externas en Hospitales de Madrid. Rev Enfermería Actual. 2017;32:1409–4568.