Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8059584


8059584

OS ENFERMEIROS E O PROCESSO DE PLANEJAMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Autores:
Rayane Alves Beserra|rayannealves.beserra@yahoo.com|estudante|estudante|estudante|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Carolina Lima dos Santos|carolidsa@hotmail.com|enfermeira|enfermeira|enfermeira|universidade Federal Fluminense ; Maritza Consuelo Ortiz Sanchez|morsa_peru@yahoo.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal Fluminense ; Maria Lelita Xavier|lely108@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Miriam Marinho Chrizostimo|miriammarinho@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|universidade Federal Fluminense ; André Luiz de Souza Braga|andre.braga@globo.com|enfermeiro|doutor|professor|universidade Federal Fluminense

Resumo:
**Introdução: **A falta de conhecimento de pessoas leigas está associada ao aumento a cada ano do número de óbitos causados pela parada cardiorrespiratória. **Objetivo: **Relatar a experiência de uma ação de educação em saúde realizada junto a acadêmicos de enfermagem de uma faculdade privada. **Metodologia: **Relato de experiência de um grupo de estudos compostos por alunos da graduação de enfermagem sobre a elaboração e construção de uma ação de educação em saúde, realizada em maio de 2018 junto aos alunos do primeiro ano do curso. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Políticas Públicas teve como principal objetivo promover a interação dos conhecimentos adquiridos na disciplina e a reprodução destes para outra turma de alunos do mesmo curso. **Discussão: **A ação teve duração de uma hora, e foram abordadas as temáticas: sincopes e crises convulsivas, além do treinamento prático da manobra de Heimlich e massagem cardíaca. As orientações foram voltadas para sensibilizar e ensinar o futuro enfermeiro sobre a importância de treinamentos para pessoas leigas, especificamente voltados para profissionais que atuam em creches e escolas. **Conclusão: **Os alunos participantes do primeiro ano de enfermagem da Faculdade Santa Maria da Glória, ficaram aptos a orientar profissionais da educação diante de situações de emergência e urgência na escola.


Referências:
1.MICHAEL, F. Rotondo, et al. Advanced Trauma Life Support (ATLS): Suporte Avançado de Vida no Trauma. 9. Edição. Chicago, IL. Editora: Copyright. 2012. 2.PAVELQUEIRES, S. et al. Manobras Avançada de Suporte ao Trauma e Emergências Cardiovasculares. 6. Ed. Marília-São Paulo: Manual do curso MAST, 2006