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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8057504


8057504

LICENCIATURA EM ENFERMAGEM: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS NA PERSPECTIVA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores:
Adriana Katia Corrêa|adricor@eerp.usp.br|enfermeira|professor Doutor|professora Associada|eerpusp ; Maria José Clapis|maclapis@eerp.usp.br|enfermeira|professor Doutor|professora Associada|eerpusp

Resumo:
**Objetivo:** Construir um jogo educativo para o ensino de saúde coletiva direcionada à formação de profissionais da saúde. **Método:** Trata-se de um estudo metodológico que enfatiza a construção de uma tecnologia educacional do tipo jogo de tabuleiro, utilizando-se do referencial teórico da Taxonomia de Bloom para delimitação dos objetivos de aprendizagem. **Resultados:** O jogo foi denominado de XPERTS SUS, contendo quarenta e cinco casas, divididas em cinco seções representadas por cores específicas. O jogo tem 100 questões que abordam os marcos históricos da saúde no Brasil, a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), os aspectos sobre gestão, Normas Operacionais Básicas, Normas Operacionais da Assistência à Saúde e Pacto pela Saúde. **Conclusão: **O jogo construído apresenta-se como uma estratégia para viabilizar o processo ensinoaprendizagem, podendo contribuir para a formação de profissionais que atuem na perspectiva de fortalecer e consolidar o SUS. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem:** O desenvolvimento do jogo educativo revela-se como uma forte contribuição para a formação de profissionais competentes, quer no âmbito da enfermagem e/ou multiprofissional.


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