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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8005286


8005286

Desafios no Dimensionamento de Enfermagem numa Maternidade Pública de um Hospital do Paraná: relato de experiência.

Autores:
Cláudia Denise Giusti de Oliveira|claudia.oliveira@hc.ufpr.br|enfermeiro|mestranda do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional de Enfermagem, Ufpr.|enfermeira da Divisão de Enfermagem do Complexo Hospital de Clínicas, Ufpr.|universidade Federal ; Janaina Mara de Almeida|janaina.almeida@hc.ufpr.br|enfermeiro|especialista Em Qualidade E Segurança E Urgência E Emergência|enfermeira da Maternidade do Complexo Hospital de Clínicas, Ufpr|universidade Federal do Paraná ; Marcelexandra Rabelo|marcelexandra.rabelo@hc.ufpr.br|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|. Enfermeira Obstétrica da Maternidade do Complexo Hospital de Clínicas, Ufpr|universidade Federal do Paraná ; Pollyanna Cristina Sbalqueiro Marques|pollyanna.marques@hc.ufpr.br|enfermeiro|especialista Em Auditoria E Gestão Em Saúde|supervisora da Obstetrícia da Maternidade do Complexo Hospital de Clínicas da Ufpr|universidade Federal do Paraná ; Silvana Regina Rossi Kissula Souza|kissula@ufpr.br|docente do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.|doutora Em Ciências|orientadora Docente do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. ; Silviane Hoepers Naka|silviane.hoepers@hc.ufpr.br|enfermeiro|mestre Em Saúde da Criança E do Adolescente|coordenadora da Comissão de Sistematização de Enfermagem do Complexo Hospital de Clínicas, Ufpr.|universidade Federal do Paraná

Resumo:
**Introdução:** A segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, importância cada vez maior para os pacientes e suas famílias, para os gestores e profissionais de saúde no sentido de oferecer uma assistência segura1. **Objetivo: **O objetivo deste estudo foi identificar e analisar o conhecimento dos alunos de enfermagem sobre o tema segurança do paciente. **Método: **Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e quantitativa com 53 alunos matriculados do segundo ao quinto ano do curso de graduação em enfermagem, em Universidade do Norte do Paraná. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo 7 perguntas sobre assistência segura. Utilizou-se a análise de conteúdo temática para interpretação dos dados. Emergiu a categoria Aplicar Técnicas Corretas. **Resultados: **O sexo feminino foi prevalente 90,56%, a idade variou 17 a 31 anos 90,56%. Dos participantes 86,79% mostraram conhecimento sobe à temática, e 98,11% conseguiram identificar o que seria uma prática segura pelas experiências vividas durante os estágios curriculares, identificaram riscos físicos que implicam na segurança do paciente, sendo que 98,11% destacam como ação de prevenção a administração de medicação com segurança. **Conclusão:** Sugere-se a inclusão e a participação ativa dos alunos em uma gestão compartilhada para a implantação da cultura de segurança.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Abril pela segurança do paciente. Programa Nacional de Segurança do Paciente, 2016