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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7969738


7969738

Estágio Não-Obrigatório como Contribuinte do Processo de Aprendizagem da Atuação de Enfermagem: um relato de experiência

Autores:
Bárbara Caroline Ferreira dos Santos|barbaracfdsantos@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ; Hillary de Andrade Pereira|hillaryandradep@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ; John Victor dos Santos Silva|john.setedejulho@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ; Juliana Mônica dos Santos Silva|juju.monica@hotmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ; Mirelle dos Santos|mirelle1996@hotmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ; Soraya Eliana Santos de Assis|sorayaassis33@gmail.com|estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica|universidade Federal de Alagoas - Ufal

Resumo:
**Introdução:** O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma etapa importante para consolidação de competências profissionais e habilidades necessárias para o exercício de enfermagem em ambiente hospitalar, pois se caracteriza como momento de inserção em campo prático. **Objetivo**: descrever a experiência de um grupo de docentes supervisores ao elaborarem instrumentos de gestão como estratégia para o desenvolvimento de competências e habilidades envolvidas nas dimensões do processo de cuidar em enfermagem. **Metodologia**: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, ministrada na nona fase do Curso de Graduação em Enfermagem da UDESC no semestre 2018/2. **Resultados:** os instrumentos de gestão foram elaborados com o intuito de ampliar as ações de enfermagem que os discentes realizam no campo prático. O processo se deu através da construção de quarenta e uma ações de enfermagem distribuídas em quatro dimensões macro, a saber: assistência, gestão, educação em saúde e investigação em saúde. Como forma de monitoramento da realização dessas ações por parte do discente, foi elaborado um segundo instrumento organizado por meses de estágio, dividido em semanas úteis do mês e elencado atividades que permitam o alcance de cada dimensão. Destaca-se o compromisso e o desafio docente em formar profissionais crítico-criativos e reflexivos, para fazer frente às demandas profissionais, bem como serem capazes de atender aos princípios doutrinários do SUS.1 **Conclusões**: instrumentos de gestão favorecem a integralidade do cuidado quanto aos aspectos que tangem a formação dos enfermeiros no âmbito da gerência em enfermagem. **Contribuições para enfermagem: **A formação profissional em enfermagem requer a abrangência de uma gama de conhecimentos que sejam traduzidos em ações laborais, visando o alcance do cuidado integral em saúde. A utilização de instrumentos norteadores da supervisão de enfermagem favorece a aquisição de conhecimentos científicos e permite avaliar de forma concisa o desempenho discente.


Referências:
Bosquetti LS, Braga EM. Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2008 Dec [cited 2018 August 06] ;42(4):690-696. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex t&pid=S0080-62342008000400011&lng=en.