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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7954681


7954681

MEDO DE CAIR: PERFIL DE IDOSOS DA UNIDADE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Katia Moreira da Silva|katiakawam@hotmail.com|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal de Mato Grosso ; Tiago Rebouças Mazza|tiago_mazzas@hotmail.com|estudante|graduando Em Enfermagem|estudante|universidade Federal de Mato Grosso ; Rosemeiry Capriata de Souza Azevedo|rosemeirycapriataazevedo@gmail.com|enfermeira - Docente|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal de Mato Grosso ; Annelita Almeida Oliveira Reiners|annereiners.ar@gmail.com|enfermeira - Docente|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Federal de Mato Grosso ; Adriana Delmondes de Oliveira|drydelmondes@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal de Mato Grosso ; Whivinny da Silva Nascimento|whivinnysilva@gmail.com|estudante|graduando Em Enfermagem|estudante|universidade Federal de Mato Grosso

Resumo:
**INTRODUÇÃO:**As estomias intestinais de eliminação possibilitam desviar os efluentes fecais, por meio de um orifício na parede abdominal(1), ao qual  é necessário acoplar uma bolsa coletora ao abdômen, tornando-se um fator gerador de sentimentos conflituosos. As ações educativas de enfermagem buscam capacitar a pessoa com estomia e sua família para realizar o cuidado e autocuidado, favorecendo o retorno ao domicílio e a reabilitação dessas pessoas. **OBJETIVO:**Identificar na literatura científica as ações de educação em saúde realizadas pela enfermagem no cuidado a pessoas com estomia intestinal de eliminação. **MÉTODO:**Revisão narrativa da literatura, realizada no mês de julho de 2018, via portal da Biblioteca Virtual em Saúde, a partir da estratégia de busca: estomia OR ostomia OR estoma OR ostoma OR "estomas cirúrgicos" AND “educação em saúde”. A busca inicial resultou na localização de 40 artigos, Após leitura dos títulos e resumos e considerando os critérios de inclusão e exclusão o _corpus _de análise foi constituído por dez estudos. **RESULTADOS:**As ações educativas de enfermagem foram desenvolvidas nos diferentes níveis de atenção à saúde, com destaque para o nível terciário. Foram realizadas atividades de educação em saúde durante as consultas de enfermagem, por meio da construção do plano de cuidado compartilhado, na conformação de grupos de apoio, na utilização de tecnologias educativas e em uma intervenção de enfermagem. As ações educativas visam preparar a pessoa com estomia e sua família para enfrentar as mudanças advindas da confecção do estoma, através da construção do conhecimento compartilhado, fortalecendo as potencialidades e auxiliando a identificar e solucionar as fragilidades. **CONCLUSÃO:**Evidencia-se o envolvimento da enfermagem nas ações educativas enquanto uma prática social, em que o ato de cuidar também pode ser percebido como uma manifestação político emancipatória. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM**: Pensar orientações educativas a nível primário, a fim de subsidiar de forma efetiva o cuidado e autocuidado após a alta hospitalar, por meio da contra referência para a atenção básica.


Referências:
1. Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015.