Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7950921


7950921

ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS

Autores:
Ederson Pereira|nefroeder@gmail.com|enfermagem|mestrando|enfermeiro|unioeste- Universidade Estadual do Oeste do Parná ; Manoela de Carvalho|man0ela@hotmail.com|enfermagem|doutora|professora|unioeste- Universidade Estadual do Oeste do Parná

Resumo:
**Introdução: **O trabalho aqui apresentado faz parte do projeto: “_Saúde das famílias ribeirinhas: o cuidado ecológico no centro da discussão”_. A pesquisa é ampla, tendo cronograma previsto até 2030. Neste sentido, envolve as famílias que moram à beira dos rios, canal e lagoa de Macaé, com caráter quanti-qualitativo. Aqui, caberá uma reflexão teórica-metodológica da parte qualitativa. **Objetivos:** apresentar compreender a população ribeirinha de Macaé na perspectiva da vertente Straussiana da teoria fundamentada nos dados.** Resultados:** Antes de tudo, o entendimento sobre a metodologia é de extrema importância para que se prossiga a discussão. A TFD, ou _Grounded Theory_ (nome original), surgiu com Strauss e Glaser, tendo suas raízes no Interacionismo Simbólico. A TFD tem a intencionalidade de gerar uma teoria que emana dos dados (enraizada nos dados). É válido acrescentar que este projeto foi aprovado sob registro CAAE: 70709717.2.0000.5238. O método tem trabalhado a habilidade das estudantes de pós-graduação e dos bolsistas de iniciação científica em prol da interação com a população, que tem marcas existenciais de desconfiança e insegurança. O ribeirinho que mora na área urbana de Macaé, se encontra em uma situação de altíssima vulnerabilidade, haja vista aspectos como: violência, bolsões de pobreza, estereótipos, falta de pertencimentos coletivos, dentre outras mazelas; ou seja, questão que desestimula o indivíduo a se relacionar com o meio de forma positiva, pois compromete a interação e a consciência cidadã autônoma.** Considerações-finais: **refletir sobre a aplicação de uma metodologia qualitativa junto a uma população vulnerável, ainda trabalhar questões como saúde e o cuidado ecológico, é de grande relevância para reiterar que os seres humanos são mais que números, portanto, o ecossistema funciona de uma maneira que, em muitos casos, não se pode quantificar. Não se pode reduzir o humano.


Referências:
Creswell JW. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3ª ed. Porto Alegre (RS): Penso; 2014. Glaser BG. The grounded theory perspective: conceptualization contrasted with description. Mill Valley, CA (EUA): Sociology Press; 2011. Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2008. Tarozzi, M. O que é grounded theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis (RJ): Vozes; 2011.