Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7939659


7939659

Avaliação de interações medicamentosas de psicofármacos com medicamentos em uso em pacientes de uma unidade de terapia intensiva (UTI).

Autores:
Ana Paula Possebon Carda|ana_paula_909@hotmail.com|enfermeira|bacharela Em Enfermagem|aluna de Doutorado|universidade de São Paulo - Eerp

Resumo:
**Introdução: **O Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS, criou um projeto de excelência operacional baseado na metodologia dos processos enxutos denominado “_Lean”_, que se trata de uma filosofia organizacional que busca melhoria dos processos gerenciais. O Hospital Universitário (HU) de Londrina foi um dos selecionados para participação neste projeto, cuja consultoria é realizada pelo Hospital Sírio-Libanês, que atua direcionando a equipe no desenvolvimento de fluxos de trabalho que visam a diminuição do tempo médio de permanência do paciente, giro de leito, redução da superlotação, aumento da satisfação dos usuários e colaboradores, assegurando qualidade da assistência. **Objetivos: **Relatar implicações do uso da metodologia _Lean _nas Emergências na unidade de pronto socorro do HU de Londrina. **Metodologia: **Relato de experiência, realizado por residente de Gerencia de Serviços de Enfermagem, diretoria de pronto socorro; enfermagem e superintendência do HU de Londrina. **Resultados: **Inicialmente, para desenho dos processos foi realizado diagnóstico situacional, que proporcionou obtenção de alguns indicadores: número de atendimentos, tempo de permanência do paciente e valores agregados associados à assistência em saúde. Por fim, com aplicação dos métodos enxutos foi possível repensar o fluxo de atendimento ao paciente e readequar o processo de trabalho das equipes. **Conclusões: **Apesar do pouco tempo de execução da metodologia _Lean _nas Emergência, quando comparado à construção da cultura organizacional do serviço, é possível identificar significativas mudanças que vão desde reorganização de estrutura física, desenho de processos e fluxos até o movimento institucional na busca coletiva pelo sucesso das ações, resultando em notória diminuição da superlotação. **Implicações para a enfermagem: **A proposta inovadora do uso da metodologia _Lean_ instrumentaliza gestores no alavancar de estratégias para organização dos serviços.


Referências:
/