Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7903338


7903338

Comissão de Ética de Enfermagem: um desafio para as instituições de saúde

Autores:
Salete Lenz da Silva|salettelenz@hotmail.com|enfermeiro|mba Em Gestão, Auditoria E Qualidade Em Saúde|enfermerio de Unidade de Terapia Intensiva|hospital Cruz Vermelha Filial do Paraná

Resumo:
**RESUMO** **Objetivos:** Identificar as orientações fornecidas aos pacientes de cirurgia geral visando o autocuidado no domicílio e analisar as repercussões das orientações de enfermagem para o bem-estar destes pacientes no domicílio. **Método: **Estudo qualitativo e descritivo, desenvolvido com 14 pacientes em pós-operatório tardio. O instrumento de coleta foi à entrevista semiestruturada e os dados foram tratados por meio da análise temática de conteúdo. **Resultados e Discussão:** Emergiram duas categorias empíricas**: percepção dos pacientes em situação cirúrgica sobre as orientações perioperatórias**, nesta categoria evidenciou-se que a experiência cirúrgica pode facilitar ou não a recuperação e/ou a readaptação à nova condição de saúde. A cada experiência cirúrgica é preciso empreender novo processo de orientação, pois o ser humano está em constante transformação e, de outro modo, o procedimento operatório e as tecnologias evoluem rapidamente, sendo assim, há de se fornecer orientações para minimizar complicações, temores, dúvidas e ajudar no autocuidado(1), e **orientações perioperatórias e as repercussões para o autocuidado domiciliar**, verificou-se que um número significativo de participantes era orientado após a cirurgia e no próprio dia da alta hospitalar. Sabe-se que o cuidado de enfermagem carece de planejamento, de execução e de avaliação. E, no caso das orientações fornecidas no momento da alta, ela não conta com este espaço de tempo para avaliar se as orientações foram apreendidas. Assim, o ideal é que o processo de orientação seja contínuo ao longo do período perioperatório. As orientações repercutiram positivamente na vida dos pacientes, pois favoreceram que os pacientes retornassem ao domicílio confiantes e tranquilos com vistas à execução do autocuidado(2). **Conclusão:** Em sua maioria as orientações foram realizadas pela equipe médica e/ou por meio da utilização de impressos informativos. A consulta de enfermagem, quando efetuada, exerceu papel primordial no esclarecimento de dúvidas e orientações para o autocuidado.


Referências:
REFERÊNCIAS 1. Ascari RA, Neiss M, Sartori AA, Silva OM, Ascari TM, Galli KSB. Perceptions of surgical patient during preoperative period concerning nursing care. Rev Enferm UFPE on line [internet]. 2013: 7(4):1136-44. 2. Santos DRF, Silva FBL, Saldanha EA, Lira ALBC, Vitor AF. Cuidados de enfermagem ao paciente em pós-operatório de prostatectomia: revisão integrativa. Rev Eletr Enf [Internet]. 2012: 4(3):690-701.