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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7902397


7902397

A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DAS GESTANTES PARA A ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE – DSBV

Autores:
Simone Zuk Corrêa Schwartz|sschwartz@sms.curitiba.pr.gov.br|enfermeira|técnica de Enfermagem|técnica de Enfermagem|prefeitura Municipal de Saúde ; Daniela Catarina Gomes Bajerski|dbajerski@sms.curitiba.pr.gov.br|enfermeira|enfermeira|enfermeira|prefeitura Municipal de Saúde ; Leticia C. Assumpção Meister|lmeister@sms.curitiba.pr.gov.br|psicologa|psicologa|coordenadora de Assistência|prefeitura Municipal de Saúde ; Vânia Demogalski Buba|vbuba@sms.curitiba.pr.gov.br|enfermeira|enfermeira|supervisora do Distrito Sanitário Boa Vista|prefeitura Municipal de Saúde ; Rubya Mara C. Bassetti|rubassetti@sms.curitiba.pr.gov.br|enfermeira|técnica de Enfermagem|técnica de Enfermagem|prefeitura Municipal de Saúde ; Fernanda de Assis|feassis@sms.curitiba.pr.gov.br|enfermeira|enfermeira|coordenadora de Informação do Distrito Sanitário Boa Vista|prefeitura Municipal de Saúde

Resumo:
**Introdução:** Os transtornos de ansiedade são diagnósticos psiquiátricos comuns entre adolescentes, podendo prejudicar gravemente o desempenho acadêmico e a socialização1. **Objetivo:** Descrever uma atividade de educação em saúde sobre Ansiedade com estudantes da cidade de Fortaleza-Ce. **Metodologia:** Trata- se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado a partir de uma de ação de educação em saúde sobre ansiedade feita com 35 estudantes em maio de 2018. A atividade foi executada em três momentos. Primeiramente foram distribuídos crachás de identificação. Em seguida, foram apresentados os conceitos e tipos de ansiedade, sinais, sintomas e prevenção, instigando os alunos a compartilharem seu conhecimento prévio. Por fim, o grupo foi dividido para a realização de um jogo de tabuleiro. O dado era lançado, uma pergunta era selecionada e, caso o grupo acertasse, avançava. **Resultados:** Os adolescentes mostraram-se interessados e participativos em todas as atividades. Sendo alunos de ensino médio, relataram episódios de ansiedade que sofriam por conta do vestibular e mudanças de vida comuns a essa fase. Com a aplicação do jogo foi possível perceber que os mesmos haviam aprendido o que foi exposto, pois respondiam prontamente a todas as perguntas. **Conclusões:** A atividade foi gratificante e essencial para contribuir com o empoderamento do grupo e, ainda aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos em aula. **Implicações para a Enfermagem:** Como educador, o Enfermeiro deve buscar a melhor didática, explorando as especificidades do grupo, valorizando o conhecimento prévio e a interação com os participantes.


Referências:
1. Jarros RB, Salum GA, Silva CTBD, Toazza R, Becker N, Agranonik, M et al. Attention, memory, visuoconstructive, and executive task performance in adolescents with anxiety disorders: a case-control community study. Trends in psychiatry and psychotherapy 2017; 39(1), 5-11.