7877376 | CONHECIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE MACEIÓ-AL ACERCA DA TUBERCULOSE PULMONAR | Autores: Flávia Mendes de Oliveira|flavia_mendes_12@outlook.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante|sociedade de Ensino Universitário do Nordeste ; Madson Douglas Francelino da Silva|madsonnsillva@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduando|estudante|centro Universitário Mauricio de Nassau ; Jesus Ferreira da Silva|jesusferreirasilva6@gmail.com|biomédico|especialista|biomédico|centro Universitário Tiradentes ; Elizabeth Cristina Macário|elizabeth.macario@outlook.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante|centro Universitário Mauricio de Nassau ; Barbara dos Santos Lopes|barbara2011santos@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduanda|estudante|sociedade de Ensino Universitário do Nordeste ; Dannyell Manoel Jacintho Júnior|dannyellfisio@gmail.com|fisioterapeuta|graduado|fisioterapeuta|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas |
Resumo: Durante a graduação em Enfermagem a articulação entre pesquisa e extensão
submetida à reflexão teórica no contexto da atenção básica desenvolve o
pensamento crítico e a tomada de decisão dos discentes frente às demandas
reais dos cidadãos, instrumentalizando práticas éticas, bioéticas e
humanísticas capazes de modificar a situação de vulnerabilidade
socioeconômica-cultural dos indivíduos. O estudo ratifica a importância do
tripé acadêmico como instrumento norteador das práticas em saúde adequadas às
necessidades da coletividade. Trata-se de uma revisão integrativa da Política
Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde: PRÓ – SAÚDE e
artigo relacionado disponível na plataforma LILACS. A interação entre os
setores de Educação e Saúde resulta num ajuste do ensino que forma, sobretudo,
profissionais conscientes dos fatores determinantes e condicionantes da saúde
de suas populações, garantindo qualidade da assistência e o fortalecimento dos
princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Sensibilizar os acadêmicos
para construção de mudanças nos modos de gestão e de cuidado consolida o
reconhecimento da responsabilidade social imputada aos profissionais de
enfermagem.
Referências: Ministério da Saúde. Pró-Saúde: Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Brasília (DF): Ministério, 2005 [citado 2018 Set 10]. 77 p. Disponível em:
Tavares Darlene Mara dos Santos, Simões Ana Lúcia de Assis, Poggetto Márcia Tasso Dal, Silva Sueli Riul da. Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2007 Dez [citado 2018 Set 10]; 15( 6 ): 1080-1085. Disponível em: < http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?output=site&lang=pt&from=0&sort=&format=summary&count=20&fb=&page=1&filter%5Bdb%5D%5B%5D=LILACS&q=Interface+ensino%2C+pesquisa%2C+extens%C3%A3o+nos+cursos+de+gradua%C3%A7%C3%A3o+da+sa%C3%BAde+na+universidade+federal+do+Tri%C3%A2ngulo+Mineiro&index=tw&search_form_submit=Pesquisar.> |