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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7876797


7876797

UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES MUSICAIS E LÚDICAS NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO: PROCESSO DE CUIDADO PARA IDOSOS

Autores:
Leila Brito Bergold|leilabergold@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé ; Fernando Mota Pinho|fernandopmota@gmail.com|enfermeiro|especialização Em Enfermagem Gerontológica|enfermeiro|aluno Egresso da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé ; Juliane Silveira Lobo Lage|juliane_lage@hotmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|enfermeira|aluna Egressa da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé ; Wannessa Martins de Almeida|wannessa.ma@gmail.com|médica|graduação Em Medicina|residente de Clínica Médica|hospital Alcides Carneiro ; Gizele da Conceição Soares Martins|gizelemartins16@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Resumo:
**Introdução:** A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que, apesar de possuir tratamento eficaz e de baixo custo, continua a ser um problema de saúde pública. É possível preveni-la, e para isto são necessários projetos de prevenção e educação em saúde, onde fica evidente a importância de uma equipe profissional preparada, integrada e convergente ao mesmo objetivo, ou seja, interdisciplinar. Neste contexto, a comunicação é essencial. Desta forma, como a comunicação interdisciplinar contribui para o controle da sífilis na região? **Objetivo**: descrever como a comunicação interdisciplinar contribui para o controle da sífilis, nos setores que prestam assistência direta aos pacientes infectados em uma Policlínica Regional. **Método:** pesquisa de campo, qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em dezembro de 2017 e janeiro de 2018, na Policlínica Regional do Largo da Batalha, localizada em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, através de entrevistas a profissionais deste cenário, diretamente envolvidos no processo de trabalho de controle da sífilis. **Resultados**: há a consciência dos próprios papéis profissionais dentro da equipe, a padronização do processo de trabalho e provável padronização do discurso de aconselhamento aos pacientes, o reconhecimento da velocidade no atendimento ao paciente infectado e na troca de informações sobre ele, como aspectos positivos, enquanto os negativos são o atendimento a usuários que não pertençam à área de abrangência da Unidade, a falta de tempo hábil para reuniões multiprofissionais, e a necessidade da Educação Permanente para sensibilizar os profissionais sobre a importância da comunicação e interdisciplinaridade. **Conclusão**: há a necessidade de aprimorar a comunicação interdisciplinar na equipe, para que haja melhorias na assistência aos pacientes com sífilis de forma oportuna. I**mplicações para a enfermagem**: a comunicação enquanto competência permite de forma eficaz, a compreensão dos processos de trabalho e a articulação das atividades de administração e assistência, o que qualifica o cuidado prestado.


Referências:
1. AVELLEIRA, João Carlos Regazzi; BOTTINO, Giuliana. Sífilis: diagnóstico, tratamento e controle. An. Bras. Dermatol. vol.81 no.2 Rio de Janeiro Mar./Apr. 2006 Disponível em: 2. BUSS, P.M. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C.M. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2003. 174p. 3. SANTOS, Marco Antonio Merechia; CUTOLO, Luiz Roberto Agea. A interdisciplinaridade e o trabalho em equipe no Programa de Saúde da Família. Arquivos Catarinenses de Medicina V. 33. no. 3 de 2004 4. SOUZA, Danyelle Rodrigues Pelegrino de; SOUZA, Mariza Borges Brito de. Interdisciplinaridade: identificando concepções e limites para a sua prática em um serviço de saúde. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009;11(1):117-23.